Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cuca usa até o técnico do sub-20, e base do Palmeiras acaba ano em alta

Sem Alberto Valentim, técnico chamou o funcionário das categorias de base para trabalhar na última rodada do Brasileirão. Dos oito reservas contra o Vitória, sete eram da base

(Foto: Divulgação)
Escrito por

Sem 14 jogadores já liberados para as férias, o Palmeiras recorreu às categorias de base para a última rodada do Brasileiro. O time sub-20 não reforçou apenas o elenco, mas até a comissão técnica. Com a saída do auxiliar Alberto Valentim, que pediu demissão para virar o treinador do Red Bull, Cuca chamou para o duelo contra o Vitória o comandante do sub-20, João Burse.

Campeão da Copa do Brasil sub-17 justamente pelo Vitória, Burse teve até a chance de comandar o time da beira do campo, no fim da vitória por 2 a 1. Dos oito jogadores no banco de reservas, sete saíram da base alviverde: o goleiro Vinícius Silvestre, o lateral-direito João Pedro, o volante Matheus Sales, além do zagueiro Augusto, o meia Vitinho, e os atacantes Artur e Iacovelli - os quatro últimos estão com Burse disputando a Copa RS. Dos citados, Sales e Artur entraram no decorrer do jogo no Barradão - o segundo fez sua estreia.

- Pudemos lançar o Artur, que tanto treina com a gente. Uma pena não ter posto o Iacovelli, o Vitinho, o próprio Augusto. Conseguimos por um pouco o João Burse no final. É nosso treinador dos juniores. A gente sempre treina contra eles, e ele monta o time como eu quero, me ajuda um montão. Pude presenteá-lo deixando à beira do campo, comandando o time no final - justificou Cuca, que deixa o Palmeiras após o título brasileiro.

O Palmeiras é adepto da interação entre a base e o profissional. É comum que durante a semana alguma das equipes de garotos treine na Academia de Futebol. Ao preparar o Palmeiras para a última rodada do Brasileiro, Cuca usou o elenco do sub-17, já que o sub-20 está no Sul disputando a Copa RS.

Augusto e Vitinho chegaram a ser colocados no elenco profissional no início do Brasileiro, mas depois voltaram ao time sub-20 - o meia fez quatro partidas. Classificado para as quartas de final, o Verdão busca o título da Copa RS. O trabalho recente feito nas categorias de base foi motivo de elogio até do técnico da Seleção sub-20, Rogério Micale. Segundo ele, o Palmeiras é talvez o clube brasileiro que mais investe no setor. Como resultado, o clube teve 23 convocados entre as categorias sub-15, sub-17, sub-20 e sub-23.