Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça o Tombense, adversário do Palmeiras na terceira fase da Copa do Brasil

Alvirrubro conta com ex-jogador do Verdão no seu elenco

O Tombense será o adversário do Palmeiras na terceira fase da Copa do Brasil. (Foto: Victor Souza/Tombense)
Escrito por

 O Tombense é da cidade de Tombos, localizada na Zona da Mata mineira, com cerca de 10 mil habitantes. Foi fundado no dia 7 de setembro de 1914, ou seja, há cerca de 108 anos, porém só é uma equipe profissional há 24 anos, em 1999. O processo de profissionalização se concretizou através de uma parceria entre o presidente do clube, Lane Gaviolle, e o empresário Eduardo Uram.

Mesmo com uma história 'recente', o time do interior de Minas Gerais está em constante crescimento, já tendo expressão no Estado, e 
disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

+ Veja as movimentações do mercado da bola no LANCE!


O atual técnico da equipe é o conhecido Marcelo Chamusca, que chegou ao Gavião Carcará no início deste ano. Outro destaque é o elenco da Tombense, que conta com jogadores experientes e com passagens em clubes da elite do futebol brasileiro.

Atletas como o goleiro Felipe Garcia, ex-Santos, o zagueiro Roger Carvalho, o lateral Kevin, ex-Botafogo, volante Bruno Silva, ex-Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Internacional e os atacantes Fernandão, ex-Bahia e Goiás, e Rhayner, ex-Fluminense. E claro, o ex-Palmeiras Egídio, lateral que ganhou títulos com o Verdão e também defendeu as camisas de Cruzeiro, Fluminense e Flamengo.

O principal jogador da equipe atualmente é Daniel Amorim, que já atuou por times como Avaí e Vasco e retornou ao Gavião em dezembro de 2022. O atacante é o artilheiro do Alvirrubro na temporada com nove gols em 12 jogos disputados. 

O clube também está em desenvolvimento no quesito da estrutura. A casa do Tombense é o Estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Almeidão, que tem capacidade para cerca de 4.560 torcedores e passa por uma reforma. Ao final do processo, o estádio chegará a 6 mil lugares. Logo, o Alvirrubro manda os seus jogos no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, a 60km de Tombos, desde abril de 2022.

Estádio Soares de Azevedo, localizado em Muriaé. (Foto: MW Engenharia Solar/Divulgação)

COPA DO BRASIL:

Em relação à Copa do Brasil, é a sexta vez na história que o Gavião disputa a competição. Nos anoa de 2014, 2016, 2019 e 2021, o time não teve um bom desempenhou e só chegou até a segunda fase. No ano passado, o Tombense avançou à terceira fase, na qual acabou sendo eliminado pelo Ceará com derrotas por 2 a 0 nas partidas de ida e de volta. Um resultado expressivo do Alvirrubro na competição aconteceu em 2019, quando a equipe venceu o Sport por 3 a 0 na primeira fase, eliminando o time pernambucano.
 
​No cenário estadual, o Tombense está em ascensão. Em 11 temporadas de Campeonato Mineiro, o time foi quatro vezes às semifinais (2013, 2015, 2020 e 2021). O ano passado também não passou em branco: o Tombense foi campeão da Recopa Mineira. Além disso, foi a primeira vez na história que o Gavião Carcará disputou a Série B do Brasileirão. O acesso à elite do futebol brasileiro ficou mais complicado. No último ano, a equipe acabou terminando na 15ª colocação, mas garantiu o objetivo de permanecer na divisão.

Duelo entre Tombense e Vasco pela Série B do Brasileirão de 2022. (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Neste ano, o Tombense está em busca de conquistar mais uma taça para continuar crescendo no cenário do futebol nacional. Mesmo não tendo se classificado para as semifinais do Campeonato Mineiro, o time ainda pode ser campeão da Taça Inconfidência. No último domingo (26), a equipe venceu o Villa Nova por 2 a 1 fora de casa, garantindo uma boa vantagem para o confronto de volta, que acontece neste sábado (1), às 18h, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.