Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com tempo para trabalhar na pré-temporada, Abel Ferreira adota esquema ‘preferido’ no Palmeiras

Em todos os jogos-treino desde que o elenco retornou de férias, técnico do Verdão usou o 3-4-3, vitorioso contra o Flamengo e aquele que mais o português se identifica

Abel Ferreira passa instruções para Danilo durante treino do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras está em fase final de pré-temporada. Enquanto do lado de fora da Academia de Futebol os assunto eram outros, Abel Ferreira usou o tempo para colocar em prática um desejo antigo, que é adotar o esquema 3-4-3 no Verdão. Aquele mesmo que venceu o Flamengo, em Montevidéu, e que agora conta com um período significativo de preparação para ser aplicado e utilizado.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Confira a pré-lista de inscritos do Palmeiras para o Mundial de Clubes

Durante a pré-temporada, o Alviverde de Abel realizou cinco jogos-treino. Em todos eles a formação do time titular ou do reserva teve como esquema o 3-4-3, que já era uma alternativa durante as partidas, mas não necessariamente colocado como esquema oficial. Até porque, desde que assumiu a equipe, o treinador não teve um período de treinos para trabalhar esse sistema.

- (Raphael) Veiga como meia direita, ajustar o Piquerez um pouco por dentro sem bola, e com bola fazer o que nós gostamos de fazer, fazer o 3-4-3 - disse Abel em vídeo divulgado pela TV Palmeiras sobre o título da Libertadores.

Na frase acima, o comandante português contou como armou seu time para enfrentar o Flamengo, em Montevidéu, o que acabou surpreendendo a todos, inclusive os palmeirenses mais assíduos, que sabiam de forma decorada como jogava a equipe. Com Piquerez atuando como um terceiro zagueiro ao lado de Luan e Gómez, Scarpa pela ala esquerda, Mayke pela ala direita, Danilo e Zé Rafael pelo meio, e Raphael Veiga, Dudu e Rony  em suas posições no ataque.

Uma pista de que isso será efetivado nesta temporada foi o último jogo-treino, em que Abel colocou titulares e reservas frente a frente. Veja as escalações:

Time Verde: Weverton; Gómez, Luan e Piquerez; Mayke, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Rony e Dudu.

Time Branco: Marcelo Lomba; Kuscevic, Murilo e Jorge; Marcos Rocha, Gabriel Menino, Atuesta e Wesley; Breno Lopes, Deyverson e Gabriel Veron.

O time Verde, inclusive, foi o mesmo que iniciou contra o Flamengo, no Estadio Centenario, pela final da Libertadores. No time Branco, por exemplo, Wesley ficou responsável pela ala esquerda, enquanto Jorge fez o papel de "fechar" mais na defesa com Murilo e Kuscevic. Marcos Rocha, que vinha sendo titular, por ora perdeu a vaga para Mayke, que foi muito bem na decisão continental.

Ainda que esteja moldando a equipe da forma que gostaria desde que chegou, Abel Ferreira não teve atendido dois de seus pedidos para este ano, por enquanto. O primeiro seria o zagueiro canhoto, para jogar nessa linha de três. Murilo, que chegou para suprir esse desejo, atua pela esquerda, mas é destro e nesse último "teste" foi o zagueiro central desse trio de zaga do 3-4-3.

O segundo pedido era o centroavante goleador, que jogue mais dentro da área, mas ofereça mobilidade para brigar fora dela. Essa solicitação do técnico português vem desde o término da temporada 2020 e até aqui não foi entregue. Sendo assim, ele segue jogando com Rony e com Deyverson, dependendo da situação, e vai ter Rafael Navarro, um jovem, que pode ganhar espaço, já que é o único que se assemelha ao que Abel Ferreira idealizou.

A primeira vez em que esse esquema será visto para valer em campo será no próximo domingo, quando o Palmeiras estreia na temporada 2022, enfrentando o Novorizontino, às 16h, em Novo Horizonte, em partida adiantada da quinta rodada da competição estadual. Provavelmente será também a última antes da estreia no Mundial de Clubes, uma vez que, até lá, por conta das convocações, o time ficará desfalcado em três rodadas.