Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras celebra 85 anos da maior goleada na história do Dérbi: 8 a 0

Verdão ainda era Palestra Itália na época e venceu o Corinthians pelo amplo placar no dia 5 de novembro de 1933. Resultado ainda é a pior derrota da história do arquirrival

Destaque do jornal "A Gazeta" após a vitória do Palmeiras no Dérbi de 1933 (Foto: Reprodução)
Escrito por

O Palmeiras comemora nesta segunda-feira o aniversário de 85 anos da sua maior vitória no Dérbi. No dia 5 de novembro de 1933, o Verdão bateu o Corinthians por 8 a 0, até hoje o maior resultado obtido por qualquer um dos times no clássico e pior derrota da história do rival alvinegro.

O ano dessa goleada é considerado o primeiro da era profissional do futebol brasileiro. Na época, o Palmeiras ainda era Palestra Itália e vinha da conquista do título paulista de 1932 com 100% de aproveitamento. A vitória por 8 a 0 aconteceu no Stadium Palestra Italia, hoje Allianz Parque, no seu ano de inauguração.

O Dérbi era válido tanto pela penúltima rodada do Paulista quanto pelo Rio-São Paulo, que ocorria simultaneamente ao Estadual. O Palestra era líder, e o Corinthians foi apenas o quarto colocado no Paulistão com oito clubes.

Os gols alviverdes foram marcados por Romeu Pelliciari (quatro), Imparato (três) e Gabardo. O resultado gerou uma grande crise no rival, com direito a pedido de demissão da diretoria alvinegra. O Palestra Itália, enquanto isso, sagrou-se campeão paulista e do Rio-São Paulo. 

FICHA TÉCNICA
PALESTRA ITÁLIA 8x0 CORINTHIANS

Campeonato Paulista de 1933 (13ª rodada) e Torneio Rio-São Paulo de 1933 (18ª rodada) - 05/11/1933
Estádio: Palestra Italia, em São Paulo (SP)
Árbitro: Haroldo Dias da Mota (SP)
Palestra Italia: Nascimento; Carnera e Junqueira; Tunga, Dula e Tuffy; Avelino, Elísio Gabardo, Romeu Pelliciari, Lara e Gino Imparato. Técnico: Humberto Cabelli.
Corinthians: Onça; Rossi e Bazani (Nascimento); Jango, Brancário e Carlos; Carlinhos, Baianinho, Zuza, Chola e Gallet. Técnico: Pedro Mazzulo.
Gols: Romeu Pelliciari (17' do 1ºT-PAL), Romeu Pelliciari (29' do 1ºT-PAL), Romeu Pelliciari (36' do 1ºT-PAL), Elísio Gabardo (1' do 2ºT-PAL), Romeu Pelliciari (7' do 2ºT-PAL), Gino Imparato (9' do 2ºT-PAL), Gino Imparato (35' do 2ºT-PAL) e Gino Imparato (40' do do 2ºT-PAL).