Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF divulga áudio do VAR de Atlético-MG x Palmeiras quase 48 horas após a partida: ‘Acidental’

Verdão expõe insatisfação com arbitragem por conta de um possível pênalti em cima de Atuesta, além da anulação do gol de Breno Lopes no Mineirão

Marcelo de Lima Henrique é alvo de reclamações após apitar Atlético-MG x Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Na última quarta-feira, o Palmeiras venceu o Atlético-MG por 1 a 0, em duelo válido pelo Brasileirão. Apesar do triunfo, a atuação da arbitragem de Marcelo de Lima Henrique foi bastante questionada por torcedores e pelo diretor de futebol do Verdão, Anderson Barros. Quase 48 horas após a partida, o áudio do VAR foi divulgado pela CBF.

> Relembre os jogos da invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão

De acordo com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, em reunião após o encerramento do primeiro turno do Brasileirão, “o áudio e vídeo das principais checagens do VAR serão publicados em até 24 horas após realização da partida na Série A e 48 horas na Série B”. Mas os arquivos de Atlético-MG x Palmeiras, pela elite do torneio, foram divulgados quase dois dias depois.

As reclamações por parte dos palmeirenses surgem de dois lances. Primeiro, um possível pênalti em cima de Atuesta. O jogador levou um pisão do lateral Mariano dentro da grande área adversária, mas Marcelo de Lima Henrique optou por seguir o jogo e foi respaldado pelo VAR, que alega ter sido uma ação 'acidental'.

- Tem um contato ali embaixo. Tem um pisão ali, mas é um pisão acidental, não é uma ação faltosa. Segue decisão de campo - disse Rodrigo Carvalhaes de Miranda, árbitro de vídeo.

> Clique e confira a tabela completa e simulador do Brasileirão!

Depois, Breno Lopes entrou na partida e balançou as redes, aproveitando a sobra de Rafael Navarro. Porém, a arbitragem entendeu que o segundo jogador em questão cometeu falta sobre o defensor adversário, que já estava escorrendo, e, portanto, anulou um gol legítimo.

Assim como o árbitro de campo, o VAR entendeu que houve a ação faltosa de Rafael Navarro, que desloca o atleta adversário com uma entrada no quadril.

- Tem uma disputa ali, ele tromba no quadril e é ação faltosa, ok? Impede que o jogador continue na jogada. Segue decisão de campo, ok? - alega a arbitragem de vídeo.

Diante da gravidade das situações, Leila Pereira deve ir pessoalmente até a sede da CBF, no Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira, para reforçar a reclamação formal que será enviada para a entidade ainda nesta semana. Ao LANCE!, fontes do clube revelaram que há um sentimento de indignação geral, desde o elenco até a mais alta cúpula palmeirense, mesmo com a importante vitória conquistada no Mineirão.

Confira abaixo, na íntegra, as análises do VAR divulgadas pela CBF:

Possível pênalti em Atuesta: 

- Dá uma checada aí, para mim é de jogo. (Marcelo de Lima Henrique)

- Ok, aguarde. Não reinicia. Tem um contato aqui embaixo... (VAR)

- Não, tem um pisão ali, mas é um pisão acidental, não é uma ação faltosa. (VAR)

- 'De Lima', lance checado. Tem um contato embaixo, um pisão acidental, não é uma ação faltosa. Segue decisão de campo, tá? (VAR)

- Obrigado. 'Bora', gente! (Marcelo de Lima Henrique)

Falta de Rafael Navarro no lance do segundo gol:

- Fiz o 'delay' do apito e dei falta depois, vou aguardar. (Marcelo de Lima Henrique)

- Volta, volta... Quero a câmera fechada nessa disputa... Tem contato? Quero ver se tem contato aqui, câmera 8... Pode abrir. (VAR)

- Tem, aqui no quadril. Esse choque aí. Tem outro ângulo melhor? Aí! Marcelo, segue decisão de campo, tá? Tem uma disputa ali, ele tromba no quadril, ação faltosa, ok? E impede que o jogador continue na jogada.

- Obrigado! (Marcelo de Lima Henrique)