Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF confirma que Palmeiras x Corinthians será no Pacaembu

Último Dérbi da temporada está marcado para o dia 9 e não poderá ser no Allianz Parque por conta de show no estádio alviverde; clube tentou alterar data, mas não teve sucesso

Palmeiras receberá o Corinthians no Pacaembu, no dia 9, pelo Campeonato Brasileiro (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

O último Dérbi da temporada será mesmo no Pacaembu. O Palmeiras não conseguiu mudar a data do clássico contra o Corinthians, marcado para o dia 9, às 19h, quando o Allianz Parque receberá um show. A CBF confirmou oficialmente a alteração nesta sexta-feira, na tabela do Campeonato Brasileiro.

A entidade que organiza a competição comunicou que o motivo da mudança é por "indisponibilidade do Estádio Allianz Parque na data original". No dia 9, a arena alviverde terá o Festival Nova Brasil, no formato de anfiteatro: capacidade de até 12 mil pessoas, palco armado atrás de um dos gols e público só em parte da arquibancada. A estrutura é facilmente desmontável, sem prejuízos maiores ao gramado, e, por isso, não inviabiliza jogo no dia seguinte.

TABELA
>
Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

O Palmeiras tinha a expectativa de receber o clássico no dia 10 e trabalhou nos bastidores pela mudança, mas não teve sucesso. A CBF recebeu do Palmeiras, como ocorre costumeiramente, datas em que já há eventos marcados no Allianz Parque e sempre houve acordo para se evitar dias em que ocorrem apresentações como a do dia 9.

Pelo agendamento de jogos desta 32ª rodada, ficou inviável simplesmente passar o clássico para 10 de novembro porque São Paulo e Athletico-PR se enfrentam no Morumbi, às 16h, e Ministério Público e Polícia Militar de São Paulo não recomendam duas partidas no mesmo dia na cidade, por questões de segurança. Chegou a ser cogitada a ideia de passar o Dérbi para dia 11, uma segunda-feira. Porém, a possibilidade foi considerada "estranha" pelos organizadores, já que é raro ver um clássico desse porte em uma segunda.

Principal detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro, a Rede Globo optou por exibir na TV aberta o jogo entre São Paulo e Athletico-PR, no dia 10, tendo como um dos argumentos não ter passado o confronto no primeiro turno - o canal só pode passar jogos do time paranaense na TV aberta. No contrato vigente com os clubes, a empresa teve como um dos acordos colocar em seu principal canal o máximo possível de partidas de cada um.

Na mesma rodada, no primeiro turno, a TV Globo até alterou sua tradicional programação dominical para exibir o Dérbi em Itaquera, disputado às 19h - ficou 1 a 1. Para esta fase final do campeonato, a escolha foi por lucrar com o clássico no pay per view, com exclusividade.

O Allianz Parque é um trunfo do Palmeiras e, em clássico, o fator passa a ser ainda mais importante, já que somente torcedores do clube mandante entram no estádio, por questões de segurança. Uma mudança recente do Allianz Parque para o estádio municipal em partida importante já trouxe críticas: em 27 de agosto, enquanto Sandy e Junior se apresentavam na arena, o Verdão perdia por 2 a 1 para o Grêmio no Pacaembu e era eliminado da Libertadores.