Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Apoiado por Leila Pereira, Alcyr Ramos é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras

Situação também venceu a disputa para vice-presidente, que teve Maurício Camargo eleito

(Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)
Escrito por

Alcyr Ramos da Silva Júnior foi eleito o presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras nos próximos dois anos. Apoiado pela presidente Leila Pereira, o novo comandante do órgão representou a situação e venceu o candidato da oposição, Carlos Antônio Faedo, por 163 votos a 103. Houve também três votos em branco. Roberto Silva, que se intitulava candidato independente, abriu mão da candidatura horas antes da eleição e apoiou Faedo. 

A atual administração palmeirense também venceu a disputa para vice-presidente. O cargo, que era ocupado justamente por Alcyr, agora terá Maurício Camargo na função. O conselheiro venceu Felipe Giocondo, que representatava a oposição, por 163 votos a 97 - houve nove votações em branco. 

+ Vai ter gol de bike do Rony? Web faz memes após convocação da Seleção Brasileira

Neste ano, a vitória da situação veio com menos emoção do que na eleição anterior, realizada em 2021. Na ocasião, Seraphim Del Grande venceu Marcio Giannini por somente 15 votos - 129 a 114. A disputa equilibrada há dois anos deu ao pleito desta segunda-feira (6) um grau de importância grande, pois os representantes da oposição tinha confiança que poderiam bater o grupo ligado à Leila Pereira, o que não aconteceu. Dessa vez, a vantagem de Alcyr em relação a Faedo foi de 60 votos. 

A vitória na eleição do Conselho foi mais uma da situação, que em fevereiro já havia conseguido 44 das 90 cadeiras disponíveis na eleição dos novos conselheiros, com a Chapa Palestra. O número foi superior às 29 vagas conseguidas pela Chapa Somos Palmeiras, vinculadas a dois ex-presidentes: Paulo Nobre e Mustafá Contursi, e 17 da UVB, uma espécie de terceira via liderada pelo conselheiro e ex-diretor do Verdão, Wlademir Pescarmona.

Em outubro do ano passado, o grupo liderado por Leila Pereira também conseguiu diminuir a vaga de conselheiros vitalícios, de 148 para 130 - e 120 daqui a dois anos. Isso abriu margem para que mais vagas fossem abertas na disputa entre os conselheiros eleitos. A mudança no estatuto do clube foi aprovada tanto no Conselho Deliberativo, quanto pelos sócios.

Em 2019, durante a gestão do ex-presidente Maurício Galiotte, o assunto chegou a ser votado no clube, mas rejeitado pelos conselheiros. A aprovação, por sua vez, veio na administração de Leila Pereira, que celebrou a decisão à época.