Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em busca da 4ª final: desempenho do Verdão em semi de Paulista no século

Neste fim de semana, Palmeiras inicia confrontos pela semifinal do Estadual, fase que se acostumou a jogar nas últimas duas décadas, mas conseguiu avançar só em 30% das vezes

Dudu chega à sua quinta semifinal em Paulistas: sempre atingiu a fase no Palmeiras (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

No próximo fim de semana, o Palmeiras inicia a disputa de sua sexta semifinal consecutiva no Campeonato Paulista, o que comprova como estar na fase é uma rotina para o clube neste século. Desde 2001, das 16 edições do Estadual com mata-mata (incluindo a atual), o Verdão esteve em 11 semifinais, contando a de 2019. Mas, das dez tentativas anteriores, avançou de fase apenas em três oportunidades: 2008 (foi campeão), 2015 e 2018 (vice em ambas).

Confira a participação do Palmeiras em semifinais de Paulista no século:

SEMIFINAL DO PAULISTA 2003: ELIMINADO PELO CORINTHIANS

Corinthians goleou o Palmeiras na volta (Nelson Almeida/Lancepress!)

A semifinal foi disputada em dois jogos no Morumbi. Na ida, o Palmeiras, rebaixado meses antes no Campeonato Brasileiro, surpreendeu ao terminar o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, mas acabou cedendo o empate, selando o 2 a 2. Na volta, o Corinthians confirmou o favoritismo fazendo 3 a 0 em 16 minutos, com dois gols de Gil, nome do Dérbi, que terminou 4 a 2, colocando o time alvinegro na decisão estadual - acabou campeão, em cima do São Paulo.

SEMIFINAL DO PAULISTA 2004: ELIMINADO PELO PAULISTA

Nos pênaltis, Paulista superou Marcos (Reginaldo Castro/Lancepress!)

Na ida, sem Vagner Love, sua grande arma ofensiva, o Palmeiras empatou por 1 a 1 no Palestra Itália. Na volta, em Araras, o Paulista chegou a fazer 2 a 0 em 17 minutos, Love, jogando no sacrifício, diminuiu ainda no primeiro tempo, o time de Jundiaí fez 3 a 1 aos 34 da etapa final, mas o Verdão, com Elson, aos 39, e Pedrinho, em golaço de falta aos 50, selou o 3 a 3. Nos pênaltis, Marcos pegou um pênalti, e o adversário errou outro, mas Elson, Lúcio e Nen falharam nas suas cobranças. Paulista na final, que acabou vencida pelo São Caetano.

SEMIFINAL PAULISTA 2008: PASSOU PELO SÃO PAULO

Valdivia fez o gol que selou a classificação (Ari Ferreira/Lancepress!)

Na semifinal do Paulista de 2008, um Choque-Rei polêmico. Na ida, no Morumbi, Adriano fez dois gols, sendo um com a mão, na vitória do São Paulo por 2 a 1. Na volta, o Palmeiras, que só precisava vencer por um gol de diferença por ter melhor campanha, fez 1 a 0 no primeiro tempo, com Léo Lima vendo Rogério Ceni aceitar um chute no meio do gol, o Tricolor reclamou de gás de pimenta jogado em seu vestiário no intervalo e, na etapa final, em contra-ataque, Valdivia selou o 2 a 0, dançando, provocando Ceni e levando trombada de Miranda. Verdão na final, na qual bateu a Ponte Preta para conquistar o Paulista pela última vez.

SEMIFINAL PAULISTA 2009: ELIMINADO PELO SANTOS

Marcos parou no Peixe de Neymar e Fábio Costa (Tom Dib/Lancepress!)

No Paulista que marcou a estreia de Neymar como profissional, o Santos venceu o Palmeiras nos dois jogos da semifinal, ambos por 2 a 1. Na Vila Belmiro, foi de virada, com Keirrison abrindo o placar, e Kleber Pereira e Neymar balançando as redes também. No Palestra Itália, o Peixe fez 2 a 0, com Madson e Kleber Pereira, e Pierre diminuiu no fim. O clássico na capital ainda teve confusão entre Domingos e Diego Souza, que chegou a voltar do vestiário, após ser expulso, para dar uma rasteira no zagueiro.

SEMIFINAL PAULISTA 2011: ELIMINADO PELO CORINTHIANS

Polêmica e derrota no Dérbi nos pênaltis (Eduardo Viana/Lancepress!)

No jogo único da semifinal, no Pacaembu, um Dérbi polêmico. O Palmeiras entrou pressionando, mas perdeu Valdivia e o lateral Cicinho por lesão no primeiro tempo e, com 24 minutos de jogo, o zagueiro Danilo acabou expulso. Felipão pressionava o árbitro Paulo César de Oliveira (acusou o juiz de prejudicar o Verdão premeditadamente e foi processo pelo hoje comentarista da Rede Globo) e ouviu Tite chamar atenção lhe dizendo "Fala muito". No segundo tempo, Leandro Amaro abriu o placar para o Verdão, Willian, hoje no Palmeiras, empatou para o Corinthians. Com o 1 a 1, decisão nos pênaltis, e o goleiro Julio Cesar pegou a cobrança de João Vitor para levar o time alvinegro à decisão - vencida pelo Santos.

SEMIFINAL PAULISTA 2014: ELIMINADO PELO ITUANO

No sacrifício, Valdivia não evitou derrota (Eduardo Viana/Lancepress!)

No ano de seu centenário, o Palmeiras apostava no Paulista para abrir a temporada com título e tinha o surpreendente Ituano pela frente, em jogo único no Pacaembu. Sem Valdivia como titular - o chileno tinha problema físico e só entrou no fim -, o time de Gilson Kleina perdeu ainda mais força com Fernando Prass e Alan Kardec saindo por lesão. Com Bruno no gol, Marcelinho selou a vitória por 1 a 0 no fim. Classificado, o clube de Itu ainda bateu o Santos na final para ser o inesperado campeão há cinco anos.

SEMIFINAL PAULISTA 2015: PASSOU PELO CORINTHIANS

Prass histórico no jogo em Itaquera (Reginaldo de Castro/Lancepress!)

O jogo único da semifinal do Paulista de 2015 foi histórico. O Corinthians atuou em Itaquera, por ter melhor campanha. O Palmeiras saiu na frente, com Victor Ramos, mas, com Danilo e Mendoza, os anfitriões viraram ainda no primeiro tempo. Aos 30 da etapa final, porém, Rafael Marques aproveitou cruzamento de Dudu para selar 2 a 2. Nos pênaltis, Robinho começou perdendo, mas Prass virou herói: pegou a cobrança de Elias, que poderia classificar o rival, e a de Petros na sequência, assegurando o Verdão na final - Santos acabou campeão.

SEMIFINAL PAULISTA 2016: ELIMINADO PELO SANTOS

Verdão caiu nos pênaltis na Vila Belmiro (Eduardo Viana/Lancepress!)

No jogo único da semifinal em 2016, o Santos atuou na Vila Belmiro, por ter melhor campanha, e se aproveitou de péssima apresentação do Palmeiras de Cuca para abrir 2 a 0, com dois de Gabigol. Mas Rafael Marques saiu do banco para balançar as redes, aos 43 e aos 44 minutos do segundo tempo, fechando o 2 a 2. Nos pênaltis, só Lucas Lima perdeu para o Peixe, e os erros de Barrios, Rafael Marques e Prass eliminaram o Verdão. Na decisão, Santos campeão

SEMIFINAL PAULISTA 2017: ELIMINADO PELA PONTE PRETA

Palmeiras levou 3 a 0 na ida, em Campinas, e foi eliminado (Arquivo)

Na semifinal em dois jogos, o Palmeiras do técnico Eduardo Baptista acabou pagando caro pelo confronto de dia. Em Campinas, perdeu por 3 a 0 para a Ponte Preta, levando todos os gols no primeiro tempo. Na volta, no Allianz Parque, o Verdão só balançou as redes no fim, com Felipe Melo, atingindo uma insuficiente vitória por 1 a 0 - na final, a Macaca foi superada pelo Corinthians.

SEMIFINAL PAULISTA 2018: PASSOU PELO SANTOS

Palmeiras eliminou o Santos nos pênaltis (Cesar Greco/Ag Palmeiras)

No ano passado, em dois jogos no Pacaembu, o Palmeiras superou o Santos nas semifinais. Na ida, com torcida única alvinegra, o Verdão de Roger Machado venceu por 1 a 0, gol de Willian. Na volta, só com palmeirenses no estádio, o Peixe ganhou por 2 a 1, com Sasha e Rodrygo balançando as redes, e Bruno Henrique. Nos pênaltis, Jailson pegou a cobrança de Diogo Vitor e colocou o Verdão na final - vencida com polêmica pelo Corinthians.