Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bom para o Verdão! Bolívar venceu só uma vez no Brasil pela Liberta

Bolivianos têm péssimo desempenho em jogos pela competição continental em solo brasileiro. Nesta quarta-feira (30), eles encaram o Palmeiras, no Allianz Parque

Palmeiras e Bolívar jogam no Allianz Parque, nesta quarta-feira (30) (Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras enfrenta o Bolívar na quarta-feira (30), às 19h15, no Allianz Parque, pela quinta rodada do grupo B da Libertadores da América. Um empate garante a classificação do Verdão para as oitavas de final, que conta com o histórico a seu favor.

Se temido jogando em casa, nos mais de 3600 metros de altitude de La Paz, onde perdeu apenas duas vezes para times brasileiros pela Libertadores (Grêmio em 1983 e Palmeiras em 2020), o clube boliviano tem um péssimo retrospecto quando vem atuar no Brasil pelo torneio continental.

O Bolívar registra dez derrotas, um empate e apenas uma vitória, com oito gols marcados e 36 gols sofridos, culminando em um aproveitamento de apenas 11,1% e saldo negativo de 28 gols. 

​A única vitória aconteceu na primeira rodada da fase de grupos de 2002, quando o Bolívar derrotou o Athletico Paranaense, então campeão brasileiro, por 2 a 1 na Arena da Baixada, em Curitiba. O resultado foi considerado uma das maiores zebras daquela edição.

Quando visitou o Palmeiras pela Libertadores, o clube boliviano foi derrotado por 3 a 0, no Palestra Italia, pelas oitavas de final de 1995. Os gols do Verdão foram marcados por Válber (duas vezes) e Rivaldo.

O Bolívar é o clube boliviano com mais participações na Libertadores, tendo disputado o torneio continental 33 vezes. Seu melhor desempenho se deu na edição de 2014, quando se classificou como líder de seu grupo, inclusive empatando com o Flamengo no Maracanã. Caiu somente na semifinal para o San Lorenzo, que acabaria sendo campeão.

Confira a lista completa de jogos do Bolívar no Brasil pela Libertadores:
​1983 (fase de grupos): Grêmio 3 x 1 Bolívar - Olímpico
1983 (fase de grupos): Flamengo 5 x 2 Bolívar - Maracanã
1992 (fase de grupos): Criciúma 2 x 1 Bolívar - Heriberto Hülse
1992 (fase de grupos): São Paulo 2 x 0 Bolívar - Morumbi
1995 (oitavas de final): Palmeiras 3 x 0 Bolívar - Palestra Italia
2000 (fase de grupos): Atlético Mineiro 1 x 0 Bolívar - Mineirão
2002 (fase de grupos): Athletico Paranaense 1 x 2 Bolívar - Arena da Baixada
2003 (fase de grupos): Grêmio 1 x 0 Bolívar - Olímpico
2005 (fase de grupos): Santos 6 x 0 Bolívar - Vila Belmiro
2012 (oitavas de final): Santos 8 x 0 Bolívar - Vila Belmiro
2013 (fase preliminar da Libertadores): São Paulo 5 x 0 Bolívar - Morumbi
2014 (fase de grupos): Flamengo 2 x 2 Bolívar - Maracanã