Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Bahia
Escudo-BAHIA
1
0
Escudo-PALMEIRAS
Palmeiras

Bahia bate o Palmeiras, e resultado pode tirar o Verdão da vice-liderança do Brasileirão

Equipe baiana marcou já nos acréscimos da partida com Thaciano e quebrou longo jejum de vitórias

Palmeiras perdeu para o Bahia fora de casa e pode perder posição no Brasileirão (Foto: Marcio Roberto/Agencia F8/Gazeta Press)
Escrito por

O Bahia bateu o Palmeiras, nesta quarta-feira (21), por 1 a 0, na Fonte Nova e derrubou o último invicto do Campeonato Brasileiro. Com gol de Thaciano, já nos acréscimos da partida, a equipe baiana voltou a vencer após oito jogos de jejum. Com o resultado, o Verdão segue na segunda posição na tabela, pode se afastar do líder Botafogo e ainda perder a vice-liderança para o Flamengo. Já o Bahia vai para a 14ª posição e se afasta da zona da degola.

+Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Bahia começa melhor, mas Palmeiras equilibra o jogo e cria chances

Dona da casa e embalada pela torcida, a equipe baiana começou o jogo com muita intensidade e buscando marcar o Verdão no campo de ataque, criando dificuldades para os visitantes saírem de sua defesa. No entanto, como um time experiente e entrosado, logo equilibrou as ações e foi ganhando espaço. Entre um passe errado e outro, o Alviverde conseguia chegar no setor ofensivo com certa tranquilidade, mas pecava na conclusão dos lances. Zé Rafael, por exemplo, abriu espaço para o chute colocado, mas acabou errando o alvo em uma boa chance.

+ Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!

Palmeiras melhora, mas não é eficiente e fecha o primeiro tempo prejudicado pelo VAR

Já dono do jogo e consciente dos espaços que tinha para poder chegar ao gol, o Palmeiras fazia um jogo seguro, embora tivesse repentes de displicência que causaram contra-ataques perigosos. Em seu campo ofensivo, Artur e Endrick desperdiçaram boas chances de abrirem o placar por falta de capricho na conclusão. Faltou capricho também em alguns cruzamentos que tinham potencial de gol. Aliás, gol o Verdão até fez em um lance em que o goleiro Marcos Felipe se atrapalhou com chute fraco de Artur e a bola correu para dentro do gol. O arqueiro conseguiu salvar, mas a bola pareceu ter ultrapassado a linha. Acontece que o VAR não viu e mandou seguir o jogo.

Palmeiras voltou melhor do intervalo, porém seguiu sem eficiência no ataque

O Verdão retornou do vestiário com domínio da partida, algo que já tinha na primeira etapa. O Bahia, mesmo como mandante, procurava mais evitar que o adversário pegasse na bola do que propriamente ditar o ritmo. Apesar do controle palmeirense e de uma certa facilidade para chegar no ataque, o time de Abel Ferreira seguia sem conseguir definir as jogadas de forma eficiente. Em uma das melhores chances, Dudu recebeu sozinho dentro da área, finalizou bem, mas o goleiro Marcos Felipe conseguiu desviar para escanteio. Alguns minutos depois, em um contra-ataque perigoso, os donos da casa quase abriram o placar com Kayky.

Mudanças nos times, mas quem muda o placar é o Bahia

Ambos os técnicos buscaram alterar as formações que estavam em campo para tentar balançar a rede. Mas a verdade é que pouca coisa aconteceu na segunda metade da etapa final. Por mais que o Verdão tenha insistido em alcançar o campo de ataque, passes errados e uma ansiedade acima da média foram prejudiciais no objetivo do time. Já o Bahia chegava na frente de forma inofensiva, sem assustar a defesa palmeirense. Até que, em uma jogada individual de Cauly, Danielzinho arriscou para o gol, Lomba rebateu e Thaciano colocou para dentro para fazer 1 a 0 e derrubar o último invicto do Brasileirão.

E agora?

Com a derrota, o Palmeiras fica com 22 pontos na classificação, mas permanece na segunda posição, um ponto atrás do Botafogo, que ainda joga na rodada nesta quinta-feira (22), diante do Cuiabá, fora de casa. Caso o Flamengo vença sua partida, tomará a vice-liderança do Alviverde. Na próxima rodada, neste domingo (25), o Verdão recebe o Fogão no Allianz Parque, no que pode ser um duelo pela liderança. Já o Bahia vai a 12 pontos e fica na 14ª posição, se afastando da zona da degola.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 x 0 PALMEIRAS
Local:
Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data e hora: 21/6/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa-MG)
Público e Renda: 31.013 torcedores/R$ 1.266.953,00
Cartões amarelos: Everaldo, Kayky, Ademir e Vinicius Mingotti (BAH) Breno Lopes, Gabriel Menino e Endrick (PAL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Thaciano (47'/2ºT) (1-0)

BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo (Gabriel Xavier, aos 27'/2ºT) e Chávez; Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly; Kayky (Danielzinho, aos 37'/2ºT) e Vinicius Mingotti (Everaldo, aos 20'/2ºT). Técnico: Renato Paiva.

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos, aos 31'/2ºT) e Bruno Tabata (Luis Guilherme, aos 26'/2ºT); Artur (Giovani, aos 36'/2ºT), Dudu (Breno Lopes, aos 36'/2ºT) e Endrick (Flaco López, aos 26'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.