Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 03/02/2020
15:20
Atualizado em 03/02/2020
15:32
Compartilhar

A final da Copa Efipan, principal torneio sub-14 do Brasil, no domingo, gerou uma polêmica similar à ocorrida no fim de semana, com Neymar, no Campeonato Francês. O Palmeiras venceu a competição, ganhando do Grêmio por 3 a 0, mas chamou atenção um cartão amarelo mostrado ao atacante Endrick por tentar aplicar uma carretilha em um adversário (veja vídeo abaixo).

O lance pode ser considerado ainda pior do que o ocorrido com Neymar, no sábado. Durante a vitória do Paris Saint-Germain por 5 a 0 sobre o Montpellier, o brasileiro recebeu repreensão verbal primeiramente do árbitro por conta do drible, discutiu e, na sequência, levou cartão. Já com Endrick, no dia seguinte, ele tentou encobrir um rival após prender a bola em seus calcanhares e a partida foi imediatamente parada para que ele levasse amarelo.

Confira abaixo o vídeo com o lance que gerou a polêmica:

No Palmeiras, a atitude do árbitro da final da Efipan (sigla para Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano), torneio disputado no Rio Grande do Sul, causou estranheza porque, costumeiramente, não se aplica cartões nessa categoria. Na Federação Paulista de Futebol e no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por exemplo, há uma convenção para que a punição com amarelo ou vermelho seja exibida somente para garotos com mais de 15 anos de idade.

Endrick já é considerado uma das principais promessas do Palmeiras. Na Efipan, torneio tradicional que já teve craques como Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Riquelme e Tevez entre quem o disputou, o atacante de 13 anos do  Verdão balançou as redes 13 vezes em nove partidas.

Na final do domingo, disputada no estádio Farroupilha, em Alegrete (RS), o Palmeiras conquistou a 40ª edição da competição com o atacante Luis Guilherme fazendo os três gols da vitória por 3 a 0, sendo o vice-artilheiro da competição, com dez. Foi o quinto título do Verdão na história da competição (venceu também em 1983, 1984, 2017 e 2018). Em 2020, obteve 100% de aproveitamento, com nove vitórias, 39 gols marcados e apenas três sofridos.

Siga o Lance! no Google News