Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Artilheiro, Scarpa participa de quase um terço dos gols do Verdão no ano

Presente em todos os gols da vitória por 4 a 0 sobre o Melgar, o camisa 14 já balançou tanto as redes na atual temporada quanto na passada, mesmo com nove partidas a menos

Gustavo Scarpa provou de novo que é, sem dúvida, o cara do Palmeiras em 2019 (Cesar Greco/Agência Palmeiras)
Escrito por

A vitória por 4 a 0 sobre o Melgar, nessa quinta-feira, no Peru, deixou claro de uma vez: Gustavo Scarpa é o cara do Palmeiras em 2019. O meia participou de todos os gols do time, balançando as redes duas vezes, isolou-se como artilheiro do clube na temporada e atingiu uma marca significativa: em quase um terço dos gols do Verdão, ele foi o autor ou deu a assistência.

O camisa 14 acumula seis gols e três assistências na temporada, participando diretamente de nove das 31 vezes em que os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari balançaram as redes (29,03% de participação). E o jogador atingiu isso em 15 partidas, o que significa que, em média, a cada três atuações, Gustavo Scarpa participa de quase dois gols, balançando as redes ou dando um passe para um companheiro fazer.

Gustavo Scarpa é um dos artilheiros do Palmeiras na temporada há um mês, quando balançou as redes duas vezes na vitória por 5 a 0 sobre o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista, mas dividia o posto com Ricardo Goulart. Agora, isolou-se, com seis gols, dois a mais do que o camisa 11, que atuou quatro vezes a menos do que o ex-jogador do Fluminense em 2019.

O cruzamento que deu para Gustavo Gómez abrir a vitória no Peru também tornou Gustavo Scarpa vice-líder de assistências no Palmeiras no ano. O meia deu três passes para gol, assim como Goulart, e só fica atrás dos quatro de Dudu. Contra o Melgar, além dos dois gols e do cruzamento para Gómez, Scarpa lançou para Hyoran dar a assistência a Moisés, em uma participação indireta, mas fundamental no lance que fechou a goleada.

Especificamente na Libertadores, a importância de Gustavo Scarpa fica ainda maior. É o artilheiro isolado do time no torneio, balançando as redes três vezes, e, também, quem mais deu assistências: duas, assim como Dudu e Ricardo Goulart. O camisa 14 participou diretamente de cinco dos 12 gols da equipe na competição - quase metade, ou 41,67%.

O meia atingiu esses números em quatro partidas no campeonato continental. Gustavo Scarpa ratificou-se como uma das principais apostas ofensivas de Felipão, tanto que, na Libertadores, não foi titular somente contra o San Lorenzo, na Argentina, por problemas particulares. Curiosamente, na única derrota do Palmeiras no torneio - ficou 1 a 0 para os anfitriões.

A ascensão de Scarpa é clara. Em 2019, ele já fez tantos gols quanto no ano passado, o seu primeiro pelo Palmeiras, quando enfrentou problemas judiciais na rescisão com o Fluminense e uma lesão no pé direito. Em 2018, o camisa 14 fez 24 partidas, seis gols e deu duas assistências, sendo que dois desses gols ocorreram em dois amistosos. Agora, balançou as redes as mesmas seis vezes, só que com nove partidas a menos e disputando apenas jogos oficiais.

- Graças a Deus, as coisas vêm dando certo. Consegui aprimorar muito a parte física, isso vem me ajudando muito. Os preparadores físicos do Palmeiras me dão o maior apoio e suporte. E estou sabendo aproveitar bastante a estrutura que o Palmeiras oferece. Fico feliz com isso e com a confiança que o grupo me passa - comemorou Gustavo Scarpa.