Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Árbitra escalada para Palmeiras x São Bernardo tem retrospecto polêmico neste Paulistão

Edina Alves tem sido muito questionada por atuações recentes neste estadual

Edina Alves causou polêmica no último Choque-Rei, no dia 22 de janeiro. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Nesta quinta-feira (09), a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu a arbitragem que comandará a partida entre Palmeiras e São Bernardo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O confronto acontecerá neste sábado (11), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque. A árbitra escolhida foi Edina Alves, que tem gerado polêmica nos últimos jogos do estadual.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Edina terá como assistentes Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli. Marcio Henrique de Gois comandará o VAR. Nesta temporada, a árbitra já apitou dois jogos do Verdão: o empate em 0 a 0 com o São Paulo, pela terceira rodada do Paulistão, e a vitória por 2 a 0 contra a Inter de Limeira, ambos no Allianz Parque.

Após o Choque-Rei, o técnico Abel Ferreira fez duras críticas à arbitragem de Edina Alves, que também foi contestada pela torcida devido a um possível pênalti não marcado para o Verdão.

- Passaram-se hoje algumas coisas durante o jogo e eu acredito que a nossa direção vai se posicionar. Não pode ser só mandar e-mails e mais e-mails - disse o treinador.

Além disso, o próprio Palmeiras enviou um ofício à FPF questionando a decisão no lance, que envolveu os jogadores Arboleda e Piquerez. Edina não marcou penalidade em campo e o VAR não recomendou a checagem na cabine à beira do gramado. Depois do ocorrido, o jogo foi paralisado para que o aparelho de comunicação da árbitra fosse trocado.

> Palmeiras x São Bernardo: saiba onde assistir ao jogo válido pelas quartas do Paulistão

Não só o Alviverde, mas recentemente Corinthians e Santos também demonstraram indignação ​com atuações de Edina Alves. Como o LANCE! já havia noticiado, no confronto entre os dois times, a árbitra anulou um gol de Yuri Alberto, entendendo que o jogador cometeu uma falta em Lucas Pires, decisão muito questionada. Antes da partida, o Peixe emitiu um comunicado questionando a escalação de Edina.

- Nosso objetivo é também preservar a própria árbitra. Não estamos questionando, em momento algum, a qualidade técnica ou mesmo a seriedade da profissional, mas demonstramos preocupação de um novo fato em partida decisiva no Campeonato Paulista - dizia parte da nota.

No ano passado, ela polemizou em um jogo entre São Paulo e Santos, no qual foi criticada por não marcar um pênalti para o Peixe após Ângelo receber um carrinho de Reinaldo na grande área.

A árbitra Edina Alves apitando partida entre Palmeiras e Inter de Limeira. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras terminou a fase de grupos com a melhor campanha geral da competição e na primeira posição no Grupo D com 28 pontos, enquanto o São Bernardo foi o vice-colocado com 26 (com a segunda melhor campanha geral). Agora, as equipes se enfrentam em busca de avançar para as semifinais do Paulistão.

Vale lembrar que com os 28 pontos conquistados na primeira fase, o Palmeiras terá de somar ao menos dois para conseguir a classificação para a final, ou seja, precisa de apenas dois empates. Caso avance, o Palmeiras terá a vantagem de decidir em casa todo o caminho até uma eventual final.