Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após fazer três formações diferentes, Arouca faz ‘dupla ideal’ no Palmeiras

Camisa 5 já atuou ao lado de Matheus Sales, Moisés, Thiago Santos e agora deve jogar com Jean contra o Oeste. Só Gabriel e Rodrigo, atrapalhados por lesões, não tiveram chances

Arouca participou de três dos quatro jogos do Verdão (Foto: Cesar Greco/ Agência Palmeiras/ Divulgação)
Escrito por

Poupado contra o São Bento, Arouca é uma das novidades do Palmeiras para enfrentar o Oeste, nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), em São José do Rio Preto (SP). Com o camisa 5, Marcelo Oliveira poderá testar a dupla que ele hoje considera ideal no meio de campo: Arouca e Jean.

Titular em três dos quatro jogos da temporada, Arouca jogará ao lado do quarto volante diferente em 2016. Durante o torneio amistoso no Uruguai ele atuou com Matheus Sales contra o Libertad (PAR) e com Moisés diante do Nacional (URU) – o camisa 28 ainda não foi regularizado no Paulista. No Estadual, Thiago Santos foi seu parceiro no meio.

Gabriel, em fase final de recuperação da cirurgia que fez no joelho esquerdo, e Rodrigo, que se machucou na pré-temporada e não está inscrito no Paulista, são os únicos do setor que ainda não tiveram chances.

Responsável desde os primeiros treinos do ano a iniciar as jogadas entre os zagueiros para evitar chutões, Arouca terá liberdade para revezar funções com Jean hoje. Mesmo jogando com atletas diferentes, o camisa 5 tem se mantido como o meio-campista mais próximo da defesa para facilitar a saída de jogo.

Mudar pouco o mínimo possível a estrutura da equipe mesmo que alterando jogadores é uma forma de facilitar a preparação e algo possível pelas opções deste elenco. Para Fernando Prass, o Verdão tem um grupo mais homogêneo que o de 2015.

– A gente está com um mês de preparação, ela ainda não está completa. Alguns jogadores ficaram fora pelo cansaço de começo de temporada mesmo e voltam normalmente. O Arouca tem uma qualidade muito grande, e o Marcelo quer usar ele com o Jean, vai ter uma chance agora para usar os dois. As chances vão ser dadas, cabe ao jogador se escalar. Porque quem se escala e quem sai do time é o jogador – analisou o goleiro.

Os times de Arouca nos últimos seis anos tiveram sucesso no Paulista; todos chegaram à decisão. Foram três conquistas até agora (todas com o Santos) e um vice-campeonato com o Palmeiras no ano passado, justamente contra seu ex-clube. O retrospecto chama a atenção, pois o jogador disputou sete edições do Estadual. São 101 partidas na competição e o alto aproveitamento de 72,9%.

O problema são os gols – ou a falta deles. Arouca balançou só as redes quatro vezes no Paulista – desde que chegou ao Verdão ele não marcou. O jejum acaba neste noite?