Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após 18 anos, Felipão volta a estádio onde se classificou para Copa de 2002

Treinador retorna ao Castelão, em São Luis (MA), com o Palmeiras para enfrentar o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil, e lembra da ajuda dos maranhenses em 2001

Felipão lembra apoio do povo maranhense na conquista da vaga para a Copa de 2002 (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

O jogo do Palmeiras contra o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira, é especial para Luiz Felipe Scolari. Não só porque marca a estreia do time na Copa do Brasil, campeonato que o treinador já conquistou quatro vezes, mas por ser no Castelão, estádio em São Luis (MA), no qual o técnico garantiu vaga na Copa do Mundo de 2002, há 18 anos.

Em 14 de novembro de 2001, a Seleção precisava derrotar a Venezuela para se confirmar no Mundial que seria disputado no ano seguinte, na Coreia do Sul e no Japão. Com dois gols de Luizão e um de Rivaldo, os comandados de Felipão venceram por 3 a 0 e fizeram festa com os mais de 60 mil presentes. Assim, foi possível a conquista do penta em 2002.

- Voltar a São Luis me traz ótimas lembranças. Vencemos a Venezuela por 3 a 0, com dois gols de Luizão e um de Rivaldo nas Eliminatórias, e garantimos a nossa classificação. Estávamos formando o grupo que iria a Copa. Guardo estes momento vividos em São Luis com muito carinho. O povo do Maranhão foi muito participativo naquele dia no Castelão - lembrou Scolari.

Agora, São Luis é o pontapé inicial do técnico em um torneio que ele conhece bem. Será a 13ª Copa do Brasil que Felipão disputará - uma com o Criciúma, cinco com o Grêmio e seis com o Palmeiras. Chegou a cinco finais e quatro títulos (Criciúma em 1991, Grêmio em 1994 e Palmeiras em 1998 e 2012). No comando do Verdão, ainda chegou às semifinais em 1999 e 2018.

Felipão trabalhou em 88 partidas da competição, alcançando 67% de aproveitamento (51 vitórias, 25 empates e 12 derrotas. Pelo Palmeiras, são 47 jogos, 27 vitórias, 13 empates e sete derrotas, acumulando também um aproveitamento de 67% dos pontos disputados.

O Palmeiras enfrenta o Sampaio Corrêa às 19h15 desta quarta-feira, no Maranhão, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida de volta está marcada para o dia 30, às 20h, no Allianz Parque.