Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 60 anos, o Palmeiras estreava na Libertadores

Contra o Defensa y Justicia, nesta terça (4), o Verdão jogará, exatamente, 60 anos depois de fazer sua primeira partida pela competição continental

O troféu da última final da Libertadores, vencida pelo Palmeiras no Maracanã (Foto: DIVULGAÇÃO/CONMEBOL)
Escrito por

Há exatos 60 anos, em 4 de maio de 1961, a Sociedade Esportiva Palmeiras realizava seu primeiro jogo na história da Copa Libertadores da América. Hoje bicampeão do torneio, o Alviverde estreou, na ocasião, com vitória sobre o Independiente, da Argentina, clube que se tornaria o maior vencedor da competição anos mais tarde, com sete títulos.

Saída de Gilberto no BBB repercute no mundo do futebol; veja os memes

PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO

A primeira edição da Libertadores foi disputada em 1960 e contou apenas com o Bahia como representante brasileiro. No ano seguinte, o Palmeiras ficou com a vaga devido ao título do campeonato nacional da temporada anterior. Em sua estreia, o Verdão, de Djalma Santos e Julinho Botelho, comandado pelo técnico Armando Renganeschi, superou o Independiente por 2 a 0. O primeiro gol marcado pelo time na copa continental foi anotado pelo ponta-esquerda Gildo e quem ampliou foi Zéquinha. Na partida de volta, o Alviverde venceu novamente e avançou de fase.

Logo em sua primeira participação, o Verdão fez ótima campanha e chegou à final contra o Peñarol após eliminar a equipe argentina e, em seguida, passar pelo Independiente Santa Fé-COL. Com isso, o Palmeiras tornou-se o primeiro time brasileiro a participar de uma final da Libertadores. Apesar do feito, os uruguaios levaram a melhor sobre o time paulista no placar agregado e ficaram com a taça pela segunda vez.

>> Veja a tabela completa da Libertadores e simule os próximos jogos

Retrospecto do clube na competição

O atual campeão da Libertadores também expressa sua tradição na competição através dos números. É o brasileiro com mais participações (ao lado do São Paulo), o segundo com mais finais disputadas (perdendo somente para o Tricolor Paulista), o mais vitorioso e, disparadamente, o mais goleador.

A um jogo de completar 200 na Liberta, o Alviverde será somente a segunda equipe brasileira a atingir tal marca após o duelo desta terça-feira (4) contra o Defensa y Justicia-ARG. A partir disso, o clube aproxima-se cada vez mais do Grêmio (207) como quem mais vezes entrou em campo pelo torneio continental.

Confira o retrospecto geral do Palmeiras em Libertadores.

- Participações: 21
- Finais: 5
- Títulos: 2
- Jogos: 199
- Vitórias: 110
- Empates: 36
- Derrotas: 53
- Aproveitamento: 61,3%
- Gols Pró: 371
- Gols Contra: 210

Marcas e feitos históricos

Campeão pela primeira vez em 1999, o Palmeiras foi vice colocado da Libertadores em duas oportunidades (1961 e 1968) antes de pintar a América de verde pela primeira vez. O Verdão ainda chegou à final novamente um ano depois, mas foi derrotado pelo Boca Juniors.

Após 21 anos, o clube voltou a conquistar o continente na temporada de 2020, vencendo o Santos na final realizada no Maracanã, com gol marcado aos 53 minutos do segundo tempo por Breno Lopes.

Em boa fase recente na competição, o Palmeiras colecionou, nos últimos tempos, alguns feitos marcantes. Como exemplos, a vitória por 3 a 0 em cima do River Plate na Argentina, o triunfo sobre o Bolívar na altitude após 37 anos de invencibilidade contra brasileiros e até a vitória contra o Boca Juniors na Bombonera por dois gols de diferença em 2018. Isso sem contar as quatro vitórias por 5 a 0 nas últimas duas edições da Libertadores.

Além disso, o Alviverde bateu o recorde de mais vezes seguidas como melhor campanha na fase de grupos da copa, se mantendo neste posto de 2018 a 2020. Na conquista do último ano, o Verdão alcançou também a segunda melhor campanha geral da história de um campeão do torneio - contando apenas as edições com mais de 12 jogos. O aproveitamento de 82% só é superado pelo Cruzeiro de 1976, que obteve cerca de 88%.

Confira algumas marcas históricas do Palmeiras na Libertadores.

- Primeiro gol: Gildo
- Artilheiro: Alex (12)
- Atleta com mais jogos: Marcos (57)
- Atleta com mais vitórias: Marcos (27)
- Maior vitória: Palmeiras 7x0 El Nacional - 1995
- Maior sequência invicta: 11 jogos
- Maior sequência de vitórias: 6 jogos

Indo a campo 60 anos após sua primeira partida na Libertadores, o Palmeiras vai em busca de sua terceira vitória na atual edição, contra o Defensa y Justicia nesta terça, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Norberto "Tito" Tomaghello, em Florêncio Valera-ARG. Caso não perca, o clube alcançará a maior série de invencibilidade de uma equipe brasileira como visitante na competição, somando 11 jogos seguidos sem perder fora de seus domínios.