Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Abel Ferreira inicia semana decisiva para superar desafio pessoal contra técnicos argentinos

O português, que já elogiou o futebol dos hermanos, busca vencer decisões para dominar confrontos contra treinadores do país

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras, de Abel Ferreira, enfrenta novamente o Defensa y Justicia nesta terça-feira (18), em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Dois dias depois, na quinta (20), o time vai a campo de novo, desta vez, para disputar a final do Paulistão contra o São Paulo.

Nas duas oportunidades, haverá um embate entre Abel e um treinador argentino. Primeiramente, com Sebástian Beccacecce comandando a equipe argentina e, em seguida, com Hernán Crespo dirigindo o rival. O português já enfrentou ambos no comando do Palmeiras e levou a pior duas vezes.

​Desde que chegou ao Verdão, Abel Ferreira duelou contra times treinados por argentinos nove vezes. Saiu com a vitória em cinco ocasiões e foi derrotado nas outras quatro, não tendo empatado nenhuma vez. Apesar do retrospecto geral positivo, algumas derrotas ocorreram em momentos importantes do Alviverde.

​O primeiro foi a partida entre Palmeiras e River Plate, no Allianz Parque. Quando, após o time ter vencido por 3 a 0 na Argentina, foi surpreendido em casa com a potência dos Millionários, de Marcelo Gallardo, e perdeu por 2 a 0. O revés não foi suficiente para eliminar o Verdão, mas assustou bastante a torcida palmeirense.

Na segunda oportunidade, o revés por 2 a 1 no tempo regulamentar para o Defensa y Justicia levou a partida para as penalidades, devido ao empate no placar agregado, e custou o título da Recopa Sul-Americana. Ainda assim, o saldo de Abel contra Beccacecce é positivo, tendo vencido duas vezes contra uma do adversário.

​Por fim, mais recentemente, a derrota para o São Paulo, de Crespo, em casa, pelo Paulista, complicou a vida do time na competição momentaneamente. No entanto, ao final, não fez tanta diferença, uma vez o Palmeiras conseguiu avançar de fase e, inclusive, chegar à final contra o Tricolor.

​Com menos relevância, o outro revés aconteceu quando Abel foi derrotado pelo Atlético-MG, de Samapoli - embora o argentino estivesse de fora cumprindo suspensão. No outro lado, além vitórias contra Gallardo e Beccacecce, o atual comandante do Alviverde venceu também duas vezes Miguel Ángel Zahzú, treinador do Delfín-EQU à época.

Diante deste histórico, o português tem um desafio pessoal pela frente nesta semana: superar treinadores argentinos em decisões. Ele que, declaradamente, já atestou a qualidade das equipes argentinas e a dificuldade de enfrentá-las. Em entrevista coletiva após a perda da Recopa, ele comentou sobre o tema.

​– Do outro lado, havia uma equipe de muita qualidade individual e coletiva, muito intensa, uma equipe argentina - afirmou o treinador.

​A partida desta terça carrega um peso menor, em virtude de que o Verdão já está classificado em primeiro lugar de seu grupo no torneio continental. Já a decisão do Estadual, tem mais importância por se tratar de uma disputa valendo taça. Soma-se a isso o fato de que Abel ainda não venceu o São Paulo e que ele pode ser o responsável por manter o rival em uma fila histórica sem títulos.

​O duelo entre Palmeiras e Defensa y Justicia acontece às 19h15 (horário oficial de Brasília) desta terça no Allianz Parque e o Choque-Rei está marcado para às 22h da quinta-feira, também na arena alviverde.