Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em 2020, Palmeiras deve se tornar o clube em que Felipe Melo mais jogou

Volante acaba de renovar contrato até o final de 2021 e está a 44 partidas oficiais de ter atuado mais pelo Verdão do que pelo turco Galatasaray, onde esteve por quatro anos<br>

Felipe Melo renovou recentemente seu contrato com o Palmeiras até o fim de 2021 (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

A recente renovação de contrato até dezembro de 2021 coloca o Palmeiras de vez como clube marcante na carreira de Felipe Melo: o volante de 35 anos de idade terá jogado mais com a camisa que veste atualmente do que com qualquer outra que já vestiu na carreira. E nem deve ser necessário cumprir todo o período do novo vínculo.

Contando somente partidas oficiais, para comparar com dados das equipes europeias defendidas pelo meio-campista, o camisa 30 do Verdão entrou em campo em 111 oportunidades. Número que é superado só pelas 154 partidas no Galatasaray, clube turco em que esteve por quatro temporadas completas.

A estimativa é de que Felipe Melo realize esses 44 jogos necessários para bater seus números na Turquia até 2020. Se tudo der certo, com o Palmeiras avançando em todas as competições, incluindo o Mundial de Clubes, o time de Luiz Felipe Scolari terá exatamente mais 44 compromissos até o final do ano, com a ponderação de que é altamente improvável a presença do volante em todos. Já a perspectiva mais pessimista é de que restam 33 partidas à equipe.

Felipe Melo esteve no Galatasaray entre 2011 e 2015, sendo o clube em que esteve mais tempo entre os 11 que defendeu na carreira (jogou ainda por Flamengo, Cruzeiro e Grêmio, no Brasil, Mallorca, Racing e Almería, na Espanha, e Fiorentina, Juventus e Inter de Milão, na Itália). Na Turquia, foram quatro temporadas completas e dois jogos oficiais na liga nacional de 2015/2016 até se apresentar e estrear na Inter de Milão em setembro de 2015.

O volante está no Palmeiras desde o começo de 2017, e deve ter mais partidas do que no Galatasaray antes de completar quatro temporadas no clube. Na verdade, esse número já poderia ser batido em 2019, sem nenhum exagero, se o meio-campista não perdesse espaço a ponto de ser afastado e treinar separado do elenco por desavença com o então técnico Cuca na metade de seu primeiro ano no Verdão.

A temporada em que Felipe Melo menos atuou pelo Verdão foi exatamente a de 2017, com 30 partidas oficiais (excluindo dois amistosos). Em 2018, quando manteve-se na formação ideal tanto de Roger Machado quanto de Felipão, foram 55 jogos oficiais (sem contar três amistosos). Até a parada das competições por conta da Copa América, já atuou 26 vezes em 2019.

O jogador já chegou a dizer, no ano passado, que gostaria de se aposentar no Palmeiras, mas tratou do tema desde a renovação, anunciada na terça-feira da semana passada. De qualquer forma, chegará ao final de seu contrato com cinco temporadas completas e 38 anos de idade. Seguindo ou não na carreira depois disso, definitivamente com o clube marcado em sua carreira, independentemente dos títulos - conquistou o Brasileiro de 2018 até agora.