Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quase 50% dos brasileiros da Premier League nunca atuaram na Série A

Levantamento feito pelo Números da Bola mostra a origem e o perfil dos brasileiros na Inglaterra

Firmino foi revelado pelo Figueirense (Foto: OZAN KOSE / AFP)
Escrito por

Para muitos, a Premier League é a liga nacional de futebol mais forte do mundo. Atuar na Inglaterra é o sonho de muitos atletas, inclusive os brasileiros. Na última temporada, 20 brasucas entraram em campo no Campeonato Inglês. Em 2020/2021, esse número tende a subir, já que alguns novos nomes devem pintar no país. Thiago Silva, por exemplo, foi anunciado pelo Chelsea. No Arsenal, o jovem Gabriel Magalhães, ex-Lille, é a novidade. Allan, do Napoli, está próximo de ser anunciado pelo Everton.

O curioso é que, apesar de muitos nomes conhecidos e já consolidados no futebol mundial, quase 50% dos brasileiros da liga jamais disputaram um único jogo de Série A no Brasil. Dos 23 atletas já confirmados - não inclui Allan, por exemplo -, dez nunca atuaram no Brasileirão: Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e David Luiz, do Arsenal; Fabinho e Firmino, do Liverpool; Ederson, do Manchester City; Wesley Moraes, do Aston Villa; Bernardo, do Brighton; Andreas Pereira, do Manchester United; e Matheus Pereira, do West Bromwich.

Outros dois brasileiros não chegaram a disputar 20 jogos de Campeonato Brasileiro antes de irem para a Europa. São os casos de Douglas Luiz, ex-Vasco, hoje no Aston Villa, e Joelinton, ex-Sport, atualmente no Newcastle. Ou seja, de 23 atletas, somente 11 - menos da metade - disputaram mais que um turno de Brasileirão.

Um dos motivos, é claro, é a saída precoce de jovens talentos. Dos 23, apenas um deixou o Brasil com mais de 20 anos de idade: Alisson. O goleiro, revelado pelo Internacional, trocou o Colorado pela Roma, da Itália, em 2016, quando completou 24 anos. Todos os outros deixaram o país ainda 'sub-20'. Sendo que dois deles fizeram grande parte - ou toda - da formação na Europa: Andreas Pereira, que nasceu na Bélgica e iniciou no PSV, da Holanda, e Matheus Pereira, mineiro, mas que aos 12 anos se mudou com os pais para Portugal, onde passou a maior parte do tempo no Sporting.

Alguns, no entanto, chegaram a jogar no Brasil, mas em equipes que não estavam na elite. Roberto Firmino, por exemplo, um dos grandes destaques do Liverpool, atual campeão inglês, brilhou na Série B de 2010, pelo Figueirense. David Luiz surgiu no Vitória, quando o clube baiano estava na Série C, em 2006. Wesley Moraes surgiu no modesto Itabuna, também da Bahia, em 2015, sendo negociado em seguida com o futebol eslovaco. Aliás, esse é outro detalhe interessante: a maioria dos brasileiros não vão direto para a Inglaterra.

Dos 23 atletas hoje na Premier League, somente três fizeram a ponte aérea direto entre Brasil e Inglaterra: Douglas Luiz, Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, João Pedro e Richarlison. Os outros 18 passaram por um mercado diferente antes de chegar à Terra da Rainha. Destaque para Ucrânia e Portugal, primeira parada de oito destes atletas - quatro em cada.

CONFIRA O PERFIL DOS BRASILEIROS NA PREMIER LEAGUE:

Total de jogadores: 23

Jogadores que nunca disputaram a Série A: 10
Jogadores que disputaram menos de 20 jogos na Série A: 2
Jogadores que disputaram mais de 20 jogos na Série A: 11

IDADE EM QUE SAÍRAM DO BRASIL
- Não necessariamente para a Inglaterra

Formados fora (- de 15 anos) - 2
Menos de 18 anos - 1
Entre 18 e 20 anos - 19
Mais de 21 anos - 1

Jogadores negociados diretamente com a Inglaterra: 5
Jogadores que passaram por outros países antes da Inglaterra: 18

Países que receberam primeiro esses brasileiros:

Portugal - 4
Ucrânia - 4
Itália - 2
França - 2
​Alemanha - 2
Eslováquia - 1
Áustria - 1
Espanha - 1
Holanda - 1

CLUBES FORMADORES:
* Onde estreou como profissional ou seu último clube no Brasil (base)

São Paulo - 2
Fluminense - 2
Internacional - 2
Palmeiras - 1
Vasco  - 1
Santos - 1
Figueirense - 1
Atlético-MG - 1
América-MG - 1
Avaí - 1
Vitória - 1
Corinthians - 1
Ituano - 1
Itabuna - 1
Red Bull Brasil - 1
RS Futebol - 1
Sport - 1
Athletico-PR - 1
Sporting-POR - 1
Manchester United-ING - 1