Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Países com mais mortes por Covid-19, Itália e Espanha abrigam quase 100 jogadores brasileiros

Mais da metade das mortes por causa do coronavírus registradas até o momento ocorreram nos dois países

O brasileiro Jonathas Jesus, do Elche, testou positivo para a doença (Foto: AFP PHOTO / JOSE JORDAN)
Escrito por

Já são mais de 730 mil casos de coronavírus confirmados em todo o mundo. Mais de 35 mil pessoas morreram, sendo cerca de 18 mil apenas na Itália - 10.779 - e na Espanha - 7.340 -, segundo dados da Universidade Johns Hopkins na manhã dessa segunda-feira. Ou seja, mais da metade dos casos ocorreram nos dois países da Europa, local onde dezenas de jogadores brasileiros vivem. 

Ao todo, 80 brasileiros disputam as duas principais ligas de cada país - 1ª e 2ª divisões. Metade apenas na elite do futebol italiano, onde atuam nomes como Douglas Costa, Danilo e Alex Sandro, na Juventus, Lucas Paquetá e Léo Duarte, no Milan, e Rafael Tolói, na Atalanta. A Roma, com cinco atletas nascidos no Brasil, é a equipe com mais brasucas: Daniel Fuzzato, Bruno Peres, Ibañez, Juan Jesus e Felipe Galeazzi.

Apesar de nenhum brasileiro ter contraído o vírus na Itália até o momento, muitos jogadores tiveram problemas com a doença. Dybala, Rugani e Matuidi, todos da Juventus, testaram positivo, assim como o ídolo do Milan Paolo Maldini, hoje diretor-técnico do clube, entre outros - seis apenas na Sampdoria.

"Como todos os atletas, eu conheço meu corpo. As dores são particularmente fortes, sentimos um aperto no peito. É um novo vírus, as lutas físicas contra um inimigo que não conhece", declarou Maldini na semana passada quando anunciou que ele e seu filho haviam contraído a doença.

Na Espanha, Jonathas Jesus, um dos 32 brasileiros que atuam na 1ª e na 2ª divisão nacional, foi o primeiro atleta nascido no Brasil a ser diagnosticado com o coronavírus. O atacante do Elche testou positivo no dia 15 de março. Além dele, 35% do elenco do Valencia também contraiu o vírus, assim como três atletas do Alavés e seis do Espanyol - contando a comissão técnica -, que não tiveram seus nomes divulgados.

No mundo todo, sete atletas brasileiros já foram diagnosticados com a Covid-19. Além de Jonathas, o jogador de basquete Maique, do Paulistano, o atacante Dori, que defende o Meizhou Hakka, da China, Daniel Maciel, que atua pelo time de vôlei do Saarema, da Estônia, Drussyla, ponteira do SESC RJ, o jovem tenista Thiago Wild, de apenas 20 anos, e o centroavante Wander Capixaba, do Persib Bandung, da Indonésia.

MAPA DOS JOGADORES BRASILEIROS NA EUROPA
- Principais ligas - 1ª e 2ª divisões

1ª divisão da Itália: 40 brasileiros
2º divisão da Itália: 8 brasileiros
1ª divisão da Espanha: 24 brasileiros
2ª divisão da Espanha: 8 brasileiros
1ª divisão da Alemanha: 10 brasileiros
2º divisão da Alemanha: 3 brasileiros
1º divisão da Inglaterra: 23 brasileiros
2ª divisão da Inglaterra: 3 brasileiros
1º divisão da França: 24 brasileiros
2º divisão da França: 3 brasileiros
Total: 146 brasileiros