Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mais de 400 defesas e 53 jogos sem sofrer gols: os números de Vanderlei nos últimos Brasileiros

Goleiro é o novo reforço do Vasco para 2021

Experiente goleiro foi anunciado neste domingo (Divulgação / Vasco)
Escrito por

Chegou ao fim a busca do Vasco por um novo goleiro. Contando apenas com jovens da base para a posição desde a saída de Fernando Miguel, o clube anunciou neste domingo a contratação do experiente Vanderlei, que rescindiu recentemente o seu contrato com o Grêmio. Aos 37 anos de idade, o arqueiro assinou com o Cruz-Maltino até o fim do ano.

Revelado pelo Londrina, o camisa 1 se destacou primeiramente atuando pelo Coritiba. Foram oito anos no Couto Pereira, entre 2007 e 2014, antes de fechar com o Santos, em 2015. No Peixe, ganhou projeção nacional e se tornou um dos principais jogadores da posição no país. E as estatísticas mostram isso.

Titular absoluto do Peixe desde a sua chegada, Vanderlei foi o goleiro que mais realizou defesas em duas edições consecutivas do Campeonato Brasileiro. Em 2016 e 2017, o arqueiro somou 271 intervenções - 134 e 137, respectivamente -, segundo dados do Sofascore. No ano seguinte, mesmo sem liderar o ranking, seguiu no top 5 e batendo os três dígitos: foram 104 bloqueios no Brasileirão 2018.

Em 2019, porém, com a chegada de Jorge Sampaoli à Vila Belmiro, Vanderlei perdeu a titularidade para Everson, entrando em campo apenas seis vezes no Brasileiro. Ainda assim, terminou a disputa com a 3ª maior média de defesas por jogo, parando os adversários 26 vezes - 4,3 d/j.

O período no banco de reservas fez com que o goleiro resolvesse mudar de ares, se transferindo para o Grêmio, em 2020. No Tricolor Gaúcho, no entanto, esteve longe do seu melhor momento. Decisivo por Coritiba e Santos, não conseguiu repetir o desempenho, terminando o Brasileiro somente como o 19º goleiro com mais defesas na competição.

Nos últimos cinco Brasileiros, Vanderlei foi também o terceiro goleiro com mais partidas sem sofrer gols. Em 144 atuações na Série A neste período, em 53 deixou o gramado sem ser vazado - 36,8%. Um número superado apenas por Cássio, do Corinthians, com 55 em 150 jogos (36,6%), e Weverton, hoje no Palmeiras, com 58 em 148 (39,1%).

A missão de Vanderlei agora será ajudar o Vasco a retornar à primeira divisão. Feito que o arqueiro já conseguiu duas vezes com o Coritiba, em 2007 e 2010.

VANDERLEI NOS ÚLTIMOS 5 BRASILEIROS
- Levantamento feito pelo Números da Bola com dados do Sofascore e OGol
 
​144 jogos
53 jogos sem sofrer gols (3ª maior marca)
​143 gols sofridos (0,99 g/j)
​463 defesas (2ª maior marca)
242 defesas dentro da área
3 pênaltis defendidos