Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gabigol e Arrascaeta x Dudu e Borja: números mostram equilíbrio entre as duplas

Com reforços para o setor ofensivo, Flamengo tenta desbancar o Palmeiras, campeão brasileiro e dono do melhor ataque do ano no país

Flamengo e Palmeiras brigaram pelo título brasileiro nos últimos anos (Montagem/LANCE!Press)
Escrito por

Se você pudesse escolher uma dupla para atuar pelo seu time, entre Arrascaeta e Gabigol e Dudu e Borja, por qual optaria? Independente de sua preferência, uma coisa é certa: nenhuma outra em atividade no Brasil foi tão eficiente e participativa em gols do que estas duas em 2018. Se a ideia do Flamengo em trazer o uruguaio e o ex-santista era nivelar o seu ataque ao do Palmeiras, campeão nacional e clube brasileiro que mais vezes balançou as redes na última temporada - 121 gols - , escolheu bem os seus reforços. Ao menos é o que mostram os números.

Arrascaeta e Gabriel participaram diretamente de 54 tentos anotados por Cruzeiro e Santos, respetivamente, no último ano. Com 27 bolas na rede - artilheiro do Brasil - e dois passes, o campeão olímpico com a Seleção foi quem mais contribuiu da dupla. Já o meia viveu a sua melhor temporada como goleador, anotando 15 gols e dando 10 assistências para seus companheiros. Criticado pela torcida do Cruzeiro pela forma como deixou o clube, o jogador se tornou, durante o ano, o maior goleador estrangeiro da história da equipe, superando nomes como Marcelo Moreno, Montillo e Aristizábal. Ao todo, o camisa 10 marcou 49 vezes com a camisa do time mineiro.

A dupla palmeirense, no entanto, não ficou para trás. Muito pelo contrário. Mesmo com o rodízio imposto pelo técnico Luiz Felipe Scolari, Dudu e Borja - que chegou a perder a posição de titular para Deyverson - fecharam 2018 tendo participado dos mesmos 54 gols da nova dupla rubro-negra. Destaque principalmente para o camisa 7, maior garçom do Brasileirão com 14 passes para gol - 18 no ano -, e que se tornou o maior goleador do clube neste século ao marcar 14 vezes na temporada, chegando aos 55 tentos com a camisa alviverde, superando Vágner Love. Borja, por sua vez, mesmo oscilando, terminou o ano como artilheiro da equipe, marcando 20 gols e dando duas assistências.

Os números mostram, porém, também algumas diferenças entre as duplas. Apesar de vestirem a 10 em 2018, Arrascaesta e Gabigol foram mais efetivos com gols do que com passes. Das 54 participações diretas, 42 foram com bolas na rede e apenas 12 com assistências. Já pelo lado palmeirense, um equilíbrio maior entre as ações, com 34 gols e 20 passes. Muito, no entanto, em razão do desempenho de Dudu, o único dos quatro a servir mais do que marcar.

Outra dupla que promete fazer barulho em 2019 vem do Sul. Ao menos se repetirem o bom desempenho de 2018. Um dos principais artilheiros do país atuando pelo Vitória, com 21 gols, Neilton se junta a Nico López no Internacional, outra equipe que brigou pelo título brasileiro durante a maior parte do ano. Combinada, a nova dupla colorada participou de 53 gols na última temporada.

E pra 2019, em quem você apostaria? Veja os números:

NÚMEROS DAS DUPLAS EM 2018
- Duplas que provavelmente atuarão juntas em 2019

FLAMENGO
Gabigol - 27 gols e 2 assistências
Arrascaeta - 15 gols e 10 assistências
Total: (54) 42 gols e 12 assistências

PALMEIRAS
Dudu - 14 gols e 18 assistências
Borja - 20 gols e 2 assistências
Total: (54) - 34 gols e 20 assistências

INTERNACIONAL
Neilton - 21 gols e 11 assistências
Nico López - 14 gols e 7 assistências
Total: (53) - 35 gols e 18 assistências

ATLÉTICO-MG
Ricardo Oliveira - 22 gols e 9 assistências
Cazares - 11 gols e 9 assistências
Total: (51) 33 gols e 18 assistências

SÃO PAULO
Pablo - 18 gols e 6 assistências
Diego Souza - 16 gols e 6 assistências
Total: (46) - 34 gols e 12 assistências

GRÊMIO
Luan - 11 gols e 11 assistências
Everton - 19 gols e 5 assistências
Total: (46) 30 gols e 16 assistências