Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo e São Paulo formaram quase 35% dos jogadores convocados por Tite

Oito dos 23 atletas chamados passaram pela base dos clubes

Vinicius Jr e David Neres foram lembrados pelo treinador (Montagem/LANCE!)
Escrito por

Daniel Alves, Rafinha, Filipe Luís, Juanfran... Flamengo e São Paulo foram dois dos clubes que mais se movimentaram nesta janela de transferência em busca de reforços. Principalmente vindos da Europa. No entanto a convocação de Tite, nesta sexta-feira, deixou claro que, mesmo com os altos investimentos para trazer atletas de fora, a dupla não tem aberto mão da formação.

Dos 23 nomes chamados para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Colômbia e Peru, em setembro, oito foram formados nas divisões de base das duas equipes - quatro em cada -, o que representa 34,7% do total. Pelo lado rubro-negro, o zagueiro Samir, o lateral-esquerdo Jorge, o meia Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior. Na ala paulista, o goleiro Ederson, o zagueiro Éder Militão, o volante Casemiro e o atacante David Neres. 

Ao todo, 13 clubes brasileiros contribuíram para a revelação dos 23 convocados de Tite. Inclusive times que hoje não disputam a Série A. Veja a relação:

ORIGEM DOS CONVOCADOS DE TITE

Flamengo - 4 - Samir, Jorge, Paquetá e Vinícius Jr
São Paulo - 4 - Ederson*, Éder Militão, Casemiro e David Neres
Corinthians - 3 - Weverton **, Marquinhos e Fagner
Fluminense - 2 - Thiago Silva *** e Fabinho ****
Vasco - 2 - Philippe Coutinho e Allan
América-MG - Richarlison
Athletico-PR - Alex Sandro
Bahia - Daniel Alves
Figueirense - Firmino
Grêmio - Arthur
Ponte Preta - Ivan
Santos - Neymar
Uberlândia - Bruno Henrique 

* Ederson deixou o São Paulo com apenas 16 anos para defender o Benfica. Estreou como​ profissional pelo GD Ribeirão, também de Portugal.
** Weverton chegou ao Corinthians em 2006, aos 18 anos de idade, e foi jogador do clube até 2009. Porém, nunca atuou como profissional pela equipe, sendo emprestado para Remo, Oeste e América de Natal.
*** Thiago Silva estreou como profissional atuando pelo RS Brasil, em 2006, no entanto, sua formação foi feita no Fluminense, clube que voltou a defender três anos depois.
**** Fabinho é mais uma cria do Fluminense que deixou cedo o clube. Após dois anos na base do Tricolor - surgiu antes no Paulínia -, foi vendido ao Rio Ave, de Portugal.