Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo mantém bom retrospecto contra clubes da Europa

Time estreou na temporada vencendo o Ajax, da Holanda, nos pênaltis, pela Florida Cup

Diego foi titular do time (Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Com dois gols de Uribe no tempo normal - que terminou empatado em 2 a 2 - e um triunfo por 4 a 3 nos pênaltis, o Flamengo estreou na temporada 2019 vencendo o Ajax, da Holanda, pela Florida Cup. Resultado que, além abrir um bom horizonte para o trabalho iniciado por Abel Braga, manteve o bom retrospecto do clube contra equipes da Europa.

O duelo foi o 219º entre o Rubro-Negro e um time do Velho Continente em toda a sua história, e o terceiro contra um holandês. Ao todo, são 108 vitórias - sem levar em conta o resultado das penalidades -, 47 empates e 64 derrotas, obtendo um aproveitamento de 56,4% dos pontos - rendimento que no último Brasileiro lhe garantiria a 5ª colocação.

O primeiro confronto entre a equipe da Gávea e um europeu aconteceu em 1948, quando os cariocas receberam a visita do Southampton. A partida - disputada em São Januário, campo do Vasco - terminou com o êxito inglês por 3 a 1. O início das vitórias se daria no encontro com o Arsenal, no ano seguinte, devolvendo exatamente o mesmo placar sofrido.

O jogo mais importante, no entanto, aconteceu em 1981. Campeão da Libertadores, o Flamengo foi até o Japão encarar o Liverpool, detentor da taça europeia, e saiu de lá consagrado como o melhor time do mundo após vencer os ingleses por 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio, todos marcados ainda no primeiro tempo.

Contra holandeses, a primeira partida realizada foi em 1988, também enfrentando o Ajax. Na ocasião, em Amsterdã, triunfou o rubro-negro por 1 a 0, com gol de Renato Carioca após jogada de Zinho. Dez anos mais tarde, novo duelo contra um clube da Holanda, dessa vez, o Vitesse. Romário marcou no empate em 1 a 1, mas o time acabou derrotado nas cobranças de pênalti.

Agora, o Flamengo emplaca seu terceiro jogo contra europeus sem derrotadas, tendo vencido anteriormente o Bétis, da Espanha, em 2000, por 2 a 1, com gols de Edílson e Adriano, e empatado em 0 a 0 com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, em 2015.

No sábado, o Flamengo volta a campo pela competição nos Estados Unidos, novamente enfrentando uma equipe do exterior. Às 19 horas, a equipe encarará o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, naquele que será o terceiro encontro entre os clubes. Em 1954, comandado por Evaristo e Zagallo, empate em 1 a 1 - Zezinho fez o gol rubro-negro. Em 80, vitória brasileira por 3 a 1, com tentos de Zico, Nunes e Andrade.

FLAMENGO X EUROPEUS

219 jogos
108 vitórias
47 empates
64 derrotas
​444 gols marcados
317 gols sofridos
Maior goleada:
07/06/1956 - Brann-NOR 1x12 Flamengo
Maior derrota: 
​26/04/1960 - Motherwell-ESC 9x2 Flamengo