Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estrangeiros já marcaram mais de 10% dos gols do Brasileirão 2021

Atlético Mineiro é o time com mais gols de jogadores nascidos fora do Brasil

Zaracho tem três gols no Campeonato Brasileiro (Pedro Souza/Atlético-MG)
Escrito por

A presença de jogadores estrangeiros no futebol brasileiro tem sido cada vez mais comum. Em 2020, por exemplo, o Brasileirão contou com 77 atletas nascidos fora do país - isso sem somar nos treinadores e integrantes das comissões técnicas. Um recorde na história do campeonato.

Nesta temporada, o número não fica muito distante. Em 20 rodadas realizadas até o momento - Sport e Internacional completam nesta segunda-feira -, 68 estrangeiros já entraram em campo. E o mais importante: marcaram mais de 10% dos gols da competição até agora. São 43 bolas na rede de um total de 426 (10,09%). No ano passado, foram 84 de 944 (8,89%).

Melhor para o Atlético Mineiro, líder do campeonato. O Galo tem investido em jogadores de fora desde o ano passado, quando contratou o equatoriano Alan Franco, o paraguaio Junior Alonso, o colombiano Dylan Borrero, o chileno Vargas, o venezuelano Savarino e o argentino Matías Zaracho, que ganhou a companhia do seu compatriota Nacho Fernandez, em 2021. Eles são responsáveis por 10 dos 29 tentos anotados pela equipe neste Brasileiro (34,48%). É o time que mais contou com a 'ajuda' estrangeira até o momento.

Quem também tem usufruído bem do talento estrangeiro é o Fluminense. O Tricolor Carioca, atual 7º colocado na competição, conta com quatro atletas nascidos no exterior: o uruguaio Aber Hernández, o equatoriano Cazares, o colombiano Jhon Arias e o argentino Raúl Bobadilla. Todos já estufaram as redes no campeonato, totalizando cinco gols - Bobadilla fez dois.

Individualmente o destaque fica por conta do colombiano Hugo Rodallega. O centroavante do Bahia estreou como titular no início de setembro, marcando quatro vezes na goleada por 4 a 2 sobre o Fortaleza. Junto de Savarino, do Atlético Mineiro, e Terans, do Athletico Paranaense, ele lidera o ranking de goleadores estrangeiros do Brasileirão.

ARTILHEIROS ESTRANGEIROS DO BRASILEIRÃO 2021

1º - Rodallega - colombiano - Bahia - 4 gols
Terans - uruguaio - Athletico-PR - 4 gols
​Savarino - venezuelano - Atlético-MG - 4 gols
4º - Sanchez - uruguaio - Santos - 3 gols
Nacho Fernandez - argentino - Atlético-MG - 3 gols
Zaracho - argentino - Atlético-MG - 3 gols

TIMES COM MAIS 'GOLS ESTRANGEIROS' NO BRASILEIRÃO 2021

1º - Atlético-MG - 10 gols
2º - Fluminense - 5 gols
3º - Bahia - 4 gols
Athletico-PR - 4 gols
Grêmio - 4 gols
São Paulo - 4 gols