Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Decisivo e forte no jogo aéreo: os números de Edu, novo reforço do Cruzeiro

Atacante foi o artilheiro da Série B 2021 atuando pelo Brusque

Edu virou ídolo do Brusque (Sidney Brusque)
Escrito por

O artilheiro da Série B 2021 estará de casa nova na próxima temporada. Edu, que balançou as redes 17 vezes vestindo a camisa do Brusque na 2ª divisão deste ano, é o novo reforço do Cruzeiro para 2022. O atacante de 28 anos de idade foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira pelo clube mineiro.

Com passagens pelas divisões de base de Botafogo, Vasco e Flamengo, o centroavante passou grande parte da sua carreira defendendo equipes menores do Rio de Janeiro, como São Gonçalo, Boavista e Itaboraí. Agora, chega à Toca da Raposa com status de goleador máximo da 2ª divisão nacional.

Com 1,84m e mais de 90 kg, o artilheiro se destacou principalmente pela qualidade no jogo aéreo. Dos 17 gols anotados na competição, seis foram de cabeça, a maior marca do campeonato - Navarro, do Botafogo, Lucão, do Guarani, Marthã, do CRB, Vinícius, do Náutico, e Léo Gamalho, do Coritiba, aparecem logo atrás com quatro gols cada. Outros dez foram marcados de pé direito, sendo quatro de pênalti - inclusive um contra o próprio Cruzeiro, no 1º turno - e um de canhota.

Além de goleador da Série B, em números gerais, Edu foi também um dos atacantes mais eficientes e decisivos. O jogador desperdiçou apenas três grandes oportunidades, segundo critérios do site Sofascore. É a melhor marca entre os jogadores que estufaram as redes ao menos dez vezes na disputa, empatado com Bruno Sávio, do Guarani.

O camisa 9 terminou também o campeonato tendo convertido 17,1% das suas finalizações em gol - 17 em 99 tentativas. Entre os dez principais goleadores, apenas Iury Castilho, do CSA, com 19,6%, e Navarro, do Botafogo, com 17,2%, apresentaram números superiores. Veja as estatísticas completas:

EDU NA SÉRIE B 2021
- Dados do Sofascore

33 jogos
17 gols
​10 gols de pé direito (4 de pênalti)
6 gols de cabeça
1 gol de pé esquerdo
​99 finalizações
17,1% de conversão em gols
3 grandes chances perdidas