Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Arce, Rincón, Pet… O time dos estrangeiros com mais gols na história do Brasileiro

Petkovic é o gringo com mais gols na história da competição

Arce é o lateral com mais gols na história do Brasileiro (Foto: Nelson Almeida/Lancepress!)
Escrito por

Sessenta e cinco estrangeiros entraram em campo somente no último campeonato brasileiro. Apenas oito a menos do que em 2018, quando a competição atingiu o seu recorde (73). Números que mostram um novo cenário do mercado nas últimas temporadas. 

Na história, porém, não é de hoje que os gringos brilham nos gramados daqui. O uruguaio Pedro Rocha, por exemplo, ídolo do São Paulo, foi artilheiro do Brasileirão em 1972. Nomes como Petkovic, Lugano e Rincón também marcaram época no futebol brasileiro. Atualmente, Arrascaeta, Guarín, Soteldo e Gustavo Gómez, entre outros, mantém essa tradição estrangeira.

Por conta disso, o Números da Bola decidiu fazer o levantamento dos maiores artilheiros em cada posição e montar uma seleção de acordo com esse critério. Recentemente o blog já havia montado uma equipe nacional da mesma maneira - confira aqui. Veja como seria a estrangeira:

Viáfara: 3 gols (Foto: Reprodução)

GOLEIRO: Viáfara
​Se goleiro marcar gols já é algo raro, imagine um goleiro estrangeiro. Na história do Campeonato Brasileiro, apenas três realizaram esse feito: Ortiz, pelo Atlético Mineiro na década de 70, Sebastian Saja, pelo Grêmio, em 2007, e Viáfara, pelo Vitória, em 2010. O colombiano, com três tentos, foi quem mais vezes estufou as redes.

Arce: 31 gols (Acervo/Lance!)

LATERAL-DIREITO: Arce
Se os goleiros não marcaram muitos gols, o mesmo não se pode dizer dos laterais. Principalmente de Chiqui Arce. O paraguaio, que marcou época com as camisas de Grêmio e Palmeiras, não só é o lateral-direito com mais gols como é também o 10º estrangeiro que mais vezes marcou na história do Brasileiro com 31 bolas na rede.

Sorín: 6 gols (Reprodução)

LATERAL-ESQUERDO: Sorín
Outro que se tornou ídolo no Brasil foi Sorín. Com a camisa do Cruzeiro, o argentino marcou seis vezes no Brasileirão e é até hoje o lateral-esquerdo com mais gols na história do campeonato.

Lugano: 10 gols (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

ZAGUEIROS: Lugano e Darío Pereyra
Na zaga, dois uruguaios que marcaram época no São Paulo, mas em períodos diferentes: Darío Pereyra e Lugano. O primeiro, campeão brasileiro em 1977 e em 1986 pelo time do Morumbi. Já o segundo, em 2006.

Darío marcou 12 gols em Brasileiros, dois a mais que Lugano.

Rincón: 16 gols (ACERVO LANCE!)

VOLANTE: Rincón
​Bicampeão brasileiro com o Corinthians (98 e 99) e com passagem de destaque pelo Palmeiras, Freddy Rincón é um dos estrangeiros mais vitoriosos da história do futebol brasileiro. Tendo vestido ainda as camisas de Santos e Cruzeiro, o colombiano é também o volante com mais gols no Brasileirão, com 16.

Petkovic: 83 gols (Foto: Reprodução)

MEIAS: Petkovic e D'Alessandro
No setor mais ofensivo do meio-campo, dois gringos que marcaram época no futebol nacional: Petkovic e D'Alessandro. O sérvio é o estrangeiro com mais gols na história da competição, 83 tentos em 271 jogos somando suas passagens por Vitória, Flamengo, Vasco, Fluminense, Santos e Atlético Mineiro.

Enquanto Pet rodou por diversas equipes do Brasil, sendo campeão nacional com o Flamengo, em 2009, D'Ale se notabilizou exatamente por defender apenas uma camisa: a do Internacional. O argentino, autor de 40 gols em Brasileiros, é um dos maiores ídolos do colorado.

Guerrero: 52 gols (Ricardo Duarte/Internacional)

ATACANTES: Aristizabal, Barcos e Guerrero
Formando o trio de ataque do time de estrangeiros, um colombiano, um argentino e um peruano: Aristizábal, Hernán Barcos e Paolo Guerrero.

Atual camisa 9 do Internacional, Guerrero é o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do Brasileiro, com 52 gols marcados em 147 partidas defendendo Corinthians, Flamengo e, claro, o Colorado. São cinco a mais que Aristizabal, campeão com o Cruzeiro e que atuou também por São Paulo, Santos, Vitória e Coritiba. Já Barcos, ex-Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, estufou as redes 38 vezes.