Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alvo do Santos, Carleto teve números expressivos nos últimos anos

Jogador pode retornar à Vila Belmiro após onze anos

Athlético Paranaense foi o último clube de Carleto no Brasil (Divulgação)
Escrito por

Criado nas divisões de base do Santos, Carleto deixou o Santos ainda jovem, em 2008, aos 19 anos, para atuar pelo Valencia, da Espanha. Agora, mais de uma década depois, o lateral-esquerdo pode voltar a vestir a camisa do Peixe. Com a saída de Dodô para o Cruzeiro, o jogador aparece como seu possível substituto.

Apesar dos altos e baixos da carreira, que o fizeram passar por equipes de menor porte no cenário nacional, como XV de Piracicaba e o Linense, Carleto vem reencontrando o bom futebol nas últimas temporadas. Tendo o chute de média distância e os cruzamentos como ponto forte, liderou estatísticas ofensivas importantes nos dois últimos Brasileiros.

Em 2017, pelo Coritiba, foi o quarto maior garçom da principal competição nacional, dando oito assistências em apenas 21 partidas. Com 50 cruzamentos certos, foi também o lateral que mais acertou levantamentos no campeonato - ranking liderado exatamente por Dodô em 2018.

Os cruzamentos, inclusive, têm sido uma das armas do Santos na temporada. O time de Jorge Sampaoli é o que mais cruzou bolas na área no Paulistão até o momento, com 157 tentativas, segundo dados do Footstats. O Peixe é também a equipe que mais fez gols de cabeça, com três. Número que pode subir com a chegada de Carleto.

No último Brasileirão, o lateral novamente não conseguiu atuar em toda a competição, sendo negociado pelo Athlético Paranaense com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, após a 12ª rodada. Ainda assim, teve mais uma vez um bom desempenho. Com 24 assistências para finalização em 12 jogos, teve a sétima maior média entre todos os jogadores e a primeira entre os atletas da posição que entraram em campo mais de uma vez. Foram ainda três passes para gol, o sexto melhor aproveitamento do Brasileiro.

O esquema adotado por Sampaoli favorece exatamente a qualidade ofensiva de seus laterais e sua capacidade de definir as jogadas no ataque, seja com cruzamentos ou com finalizações diretas. Duas das especialidades de Carleto.

CARLETO NOS ÚLTIMOS DOIS BRASILEIROS
- Dados do Footstats

33 jogos
4 gols
11 passes para gol
63 assistências para finalização
​50 desarmes