Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Wrestling brasileiro faz sua melhor campanha no Pan-Americano

Giullia Penalber fatura bicampeonato e a modalidade indica surgimento de <br>nova geração masculina para futuras edições dos Jogos Olímpicos<br>

Giullia Penalber com medalha de ouro (Foto: Tony Rotundo /UWW)
Escrito por

O wrestling brasileiro encerrou Pan-Americano de Wrestling 2021 com 16 medalhas e a melhor campanha da história da modalidade no torneio continental, disputado no ginásio Teodoro Palácio Flores, na Cidade da Guatemala, Guatemala.

O estilo livre feminino faturou oito medalhas; o estilo greco-romano seis medalhas e o estilo livre masculino duas medalhas. Giullia Penalber foi bicampeã da categoria 57kg e eleita melhor atleta da competição no estilo livre feminino. O torneio contou com a participação de 16 países das Américas.

Os Estados Unidos venceram os três estilos do torneio. No Greco-romano e no livre feminino, o Brasil ficou com o segundo lugar por equipes, seguido de México e Canadá, respectivamente. O livre masculino nacional fechou na sexta colocação.

- O torneio marca o início de um novo ciclo olímpico: Paris 2024. No início do mês disputei a seletiva Mundial para Tóquio e pude corrigir os erros. Nesta primeira competição tudo deu certo com o bicampeonato Pan-americano e ainda a sapatilha de ouro de melhor atleta da competição. Laís Nunes tinha comentado comigo da possibilidade de vencer o prêmio individual, mas não imaginava e fiquei grata e surpresa ao mesmo tempo - afirmou Giullia, que venceu as cinco lutas que disputou no torneio e derrotou inclusive a mexicana classificada para Tóquio, Alma Escoto.

No estilo greco-romano, destaque para Joilson Júnior que subiu de categoria da 67kg para 77kg e estreou com a medalha de prata na nova divisão. Calebe Corrêa completou 24 anos no dia em que ganhou a medalha de bronze na categoria 67kg e Igor Queiroz, de 20 anos, levou a medalha de bronze na classe 97kg.

No estilo livre, o cearense Marcos Siqueira, 24 anos, ficou com a prata na categoria 65kg e Thales Alves Reis, bronze na divisão 86kg. O estilo livre não subia ao pódio em duas categorias na mesma edição de Pan-americano desde 2008, quando os irmãos Adrian e Antoine Jaoude medalharam em Colorado Springs, Estados Unidos.

A equipe nacional ainda teve a árbitra Gisele Sabrina eleita a melhor do torneio entre homens e mulheres. É a primeira vez que uma juíza feminina é eleita a número um da arbitragem no Pan-americano de Wrestling.

- Ficamos felizes com o recorde de medalhas do primeiro Pan da gestão e principalmente de ver uma renovação nos estilos masculinos e novos nomes no estilo livre feminino também. Das 16 medalhas, 14 foram em categorias olímpicas e os vice-campeonatos por equipes demonstram a importância de participarmos com maior número de atletas possível nos torneios. Ainda tivemos a melhor árbitra do torneio, o que indica crescimento na arbitragem também. Gostaria de parabenizar, atletas, treinadores e Federações pelo trabalho e apoio no torneio - comemorou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, que acompanhou presencialmente a equipe nacional no primeiro Pan-americano de sua gestão.

Confira todas as medalhas da equipe nacional no Pan-Americano de Wrestling

Estilo greco-romano
Marat Garipov – 60kg - bronze
Calebe Corrêa – 67kg – bronze
Joílson Júnior – 77kg – prata
Ronisson Brandão – 87kg – bronze
Igor Queiroz – 97kg – bronze
Isaque Conserva – 130kg – bronze

Estilo livre feminino
Kamila Barbosa – 50kg – bronze
Sabrina Gama – 53kg – bronze
Giullia Penalber – 57kg – ouro
Karoline Santana – 59kg – bronze
Laís Nunes – 62kg – prata
Grabriela Rocha – 68kg – bronze
Brenda Aguiar – 72kg – bronze
Aline Silva – 76kg – bronze

Estilo livre masculino
Marcos Siqueira 65kg – prata
Thales Reis 86kg – bronze