Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

WADA reafirma necessidade de Brasil ter tribunal único de doping

Diretor da Agência Mundial Antidopagem, David Howman, enviou carta para o ministro do Esporte, George Hilton, exigindo que país adeque sua legislação até 18 de março

Ministro do Esporte, George Hilton, recebeu documento do diretor da WADA (Foto: Divulgação)
Escrito por

Nesta terça-feira, o diretor-geral da Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês), David Howman, enviou comunicado enviado ao ministro do Esporte, George Hilton, em que ressalta a necessidade de o Brasil adequar a legislação nacional para a manutenção da conformidade junto ao órgão internacional. A adequação deve ser feita até o dia 18 deste nês.

- Como vocês estão em processo de finalização de sua legislação antidoping e das regulamentações da ABCD antes da data-limite da WADA de 18 de março de 2016, precisamos ressaltar a natureza imperativa do pedido da WADA para a ABCD, a Casa Civil e o escritório da Procuradoria-Geral da República para assegurar que seja criado um tribunal antidopagem único no Brasil por meio da legislação. A criação desse tribunal é um passo significante e importante para o esporte limpo no Brasil, e a sua existência não pode ser comprometida. Além disso, para reforçar a independência da ABCD é importante que a organização nacional antidopagem não seja influenciada pelas federações nacionais. Um tribunal desse tipo reforçará essa independência - afirmou David Howman, no documento.

A WADA exige a criação de um tribunal centralizado, responsável pelos casos de dopagem, e a jurisdição exclusiva da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), como a única Autoridade de Teste no Brasil. A data limite para a adequação é o dia 18 de março.

O descumprimento de tais regras resultará na declaração do Brasil como em não conformidade e na suspensão da acreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que ficará dessa forma impossibilitado de realizar testes de controle de dopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.