Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Volta da França: Aert vence a etapa 5; Punição boba faz líder cair para 16º

Belga leva etapa com vantagem de meia roda para o segundo colocado; Alaphilippe, então dono da camisa amarela, recebe sanção inusitada e cai 15 posições<br>

Wout Van Aert celebra a vitória na etapa desta quarta-feira da Volta da França (AFP)
Escrito por

O belga Wout van Aert venceu a quinta etapa da volta da França, realizada nesta quarta-feira entre as cidades de Gap e Privas (186km). Após liderar o sprint final, o ciclista da Jumbo Visma derrotou o suiço Cees Bol, da equipe Sunweb, por apenas meia roda de diferença.

A prova, apesar do final emocionante nos últimos 200 metros, foi muito tranquila. Com início em subida e final em plano, havia a possibilidade de uma vitória de um ciclista da fuga. Porém, como todas as equipes resolveram manter a estratégia de poupar seus atletas para as etapas mais duras, ocorreu quase um passeio, com todo o pelotão blocado e os times apostando em seus velocistas na reta final, de olho nos pontos do pódio (bônus de segundo: 10s para o vencedor, 6s para o segundo colocado e 4s para o terceiro).

Assim, a prova teve emoção apenas quando os velocistas se posicionaram para o sprint final. Nessa hora, Van Aert assumiu a liderança e cruzou a linha praticamente empatado com Bol. Em terceiro ficou Sam Bennet, com Peter Sagan em quarto.




Os 143 primeiros com o mesmo tempo


Como a prova teve o pelotão chegando em bloco, os 143 primeiros colocados ganharam o mesmo tempo do líder: 5h17min42s.

Camisa Amarela: Alaphilippe é punido e perde a ponta

Mesmo assim ocorreu uma situação inusitada e que fez o francês Julian Alaphilippe perder a liderança, mesmo ele chegando no pelotão principal: o ciclista da Quickstep tinha entrado na etapa com 4s de vantagem para o vice-líder. Porém, ele não lembrou que o regulamento não permite que um ciclista se hidrate nos últimos 20km. Como Alaphilippe ficou com uma garrafa d'água depois deste limite, acabou punido por 20 segundos.

Assim, o novo ponteiro é o britânico Adam Yates, da Mitchelton. O britânico soma 22h28m30s, três segundos à frente de Primoz Roglic (esloveno da Jumbo Visma). Alaphilippe caiu para a posição 16, ficando 16 segundos atrás do novo líder.

Novo líder da Camisa Verde


Na briga por pontos (camisa verde), o eslovaco Peter Sagan perdeu a liderança para o irlandês Sam Bennet. Os dois entraram empatados na etapa, mas como Bennet terminou em terceiro e Sagan em quarto, o ciclista da Quick Step passou a 123 pontos, contra 114 do craque da Bora. Em tempo: nos últimos sete anos, Sagan foi o campeão da camisa verde do tour da França em seis oportunidades.


Fala, Aert!

No fim da prova, Wout van Aert disse que não esperava que a etapa fosse tão 'calma'.

- Posso dizer que essa foi uma das vitórias mais fáceis da minha carreira. O andamento da etapa foi muito pouco puxado e a equipe trabalhou para mim no fim. Estou feliz por ter vencido e agora vou me preparar para as etapas de subida, quando eu é que terei de trabalhar para os meus outros companheiros - disse Wout van Aert, que voltou da paralisação por causa da pandemia esbanjando condicionamento fisico e é cotado como um dos favoritos para vencer o Tour.

Seu discurso indica que a Jumbo Visma deve mesmo optar em favorecer o esloveno Primoz Roglic, capitáo da equipe, deixando Aert como segunda opção ao lado de outra fera do time: Tom Dumoulin.

Como detalhe: Aert, especialista em provas clássicas (de um dia) neste ano de 2020 venceu a Milan-San Remo e a Strade Bianche, duas das principais provas do calendário.


Jumbo é a nova Top!

Vale citar que a Jumbo Visma é cotada como a melhor equipe da atualidade, muito favorecida pela escolha da Ineos (ex-Sky) que durante anos foi a Top do circuito e vencedora de cinco das últimas seis edições do Tour francês. Porém, neste ano, optou em não relacionar o tetracampeão Chris Froome e Geraint Thomas. Sua aposta será no atual campeão, Egan Bernal.

Pelo o que está sendo visto nas primeiras cinco etapas, este favoritismo se confirma. A Jumbo ganhou as etapas 1 (K. Alexander), 4 (Primoz Roglic) e 5 (Aert).


Etapa 6


A etapa desta quinta feira, entres Le Teil e Aigoual, de 164 km, é oposta ao que se viu na etapa 5. Quase todo o percurso em plano e uma chegada em subida (Mont Aigoual). Isso deve dar aos escaladores a oportunidade de vitória. Primoz Roglic, Egan Bernal e Nairo Quintana (colombiano da Arkea) estão bem cotados.