Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Universíade Napoli-19: em navios ancorados, Vila dos Atletas é aberta

Uma das Vilas de Atletas dos Jogos Universitários, que de forma inovadora funcionará em dois transatlânticos, foi oficialmente aberta com solenidades e apresentações culturais

Crédito: Saulo Cruz/CBDU/Divulgação
Escrito por

A poucos dias da abertura oficial da Universíade Napoli-19, que vai acontecer entre 3 e 14 de julho, foi realizada na tarde de ontem a Cerimônia de Abertura da primeira Vila dos Atletas.  E num local especial, o Porto de Nápoles, na Itália. 

Fazendo jus ao slogan #ToBeUnique (Para ser Único) da competição, a edição deste ano terá algo inédito. Pela primeira vez na história, parte das delegações estarão hospedadas em dois transatlânticos ancorados no porto, na Estação Marítima. Os dois luxuosos navios irão alojar aproximadamente 4 mil dos 10 mil atletas e delegados de 127 países que farão parte da Universíade. 

- A edição 30 da Universíade de Verão será única por vários motivos, e claro que um deles é essa Vila dos Atletas. Nunca na história da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) tivemos a oportunidade de acomodar participantes em transatlânticos. E ainda no centro de uma das cidades mais bonitas do mundo - disse Oleg Matytsin, presidente da FISU.

A cerimônia de ontem contou com apresentações circenses, que mostravam um pouco da cultura local unida à temática esportiva, além do tradicional protocolo de hasteamento da bandeira do país sede e da FISU. 

Houve também discursos de Vicenzo de Luca, governador da Campania (região italiana onde está localizada Nápoles) e da ex-atleta italiana bicampeã olímpica de esqui, Manuela di Centa, coordenadora de relações esportivas institucionais da competição.

Após o corte da fita, foi dada como aberta a Vila, que já começou a receber atletas para os Jogos. E para encerrar o evento,  um grupo de dança contemporânea realizou uma apresentação.

Além de Nápoles, as cidades de Caserta e Salerno também terão vilas para hospedar os demais participantes.