Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Universíade Napoli: Brasil fecha o 1º dia de disputas com prata e bronze

País conquistou o segundo lugar do pódio no revezamento 4x100m da natação masculina, que teve o filho de Gustavo Borges. Já o bronze foi conquistado no judô por Gustavo Assis

Equipe brasileira do revezamento 4x100m festeja a medalha de prata (Crédito: Saulo Cruz/CBDU/Divulgação)
Escrito por

Um dia depois da Cerimônia de Abertura, o Brasil começou bem a disputa da 30ª Universíade de Verão, que está sendo realizada em Nápoles, na Itália. O país fechou o primeiro dia oficial de disputas - na véspera da abertura algumas modalidades tiveram jogos qualificatórios - com duas medalhas. 

A primeira medalha, de bronze, foi conquistada no judô na categoria até 90kg. Gustavo Assis superou Iure Mocanu, da Moldávia, na disputa do terceiro lugar.

- Estou feliz com o resultado e mais ainda com meu desempenho. Agora é acompanhar o resto da equipe, torcer e vibrar. Acredito muito neles. Por mais que sejam jovens, estão com muita vontade de vencer. Se preparem porque vem muita medalha por ai - comemorou Assis.

Na natação, com casa cheia, o quarteto Luiz Gustavo Borges, Gabriel Ogawa, Marco Antônio Junior e Felipe de Souza garantiu a prata no revezamento 4x100m livre. Eles haviam se classificado com o terceiro melhor tempo, na parte da manhã, e melhoraram na final. Filho do supercampeão Gustavo Borges, Luiz Gustavo Borges contou um fato curioso que rolou durante a prova.

- Dei uma olhada no placar e achei que estávamos em sexto lugar. Ficamos muito felizes. Sabíamos que o ouro seria difícil porque os Estados Unidos vieram muito forte. É minha primeira seleção adulta, minha primeira prova com esses caras, podendo trazer medalha pro Brasil. Estou feliz em representar o Brasil - comemorou o nadador.

As competições continuam nessa sexta (5), com mais provas de natação, judô, vôlei masculino e feminino, futebol feminino e masculino.

Neste ano, o Brasil está presente com uma delegação de aproximadamente 190 pessoas e disputará sete das 18 modalidades: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo.


Sobre a Universíade de Verão

A Universíade de Verão é uma competição universitária que acontece a cada dois anos e é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Apesar da 30ª edição ter Napoli como cidade-sede, os jogos também serão realizadas em Caserta e Salerno e contemplam 18 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei. São cerca de seis mil atletas universitários de mais de 127 países.