Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Troféu Brasil de atletismo terá como palco o Rio de Janeiro visando o Mundial dos Estados Unidos

O Estádio Nilton Santos verá os melhores do atletismo braslleiro a partir do dia 22 de junho

Palco do tricampeonato olímpico de Usain Bolt nos 100m nos Jogos Rio 2016, Estádio Olímpico Nilton Santos receberá o Troféu Brasil 2022-(Divugação/CBAt)
Escrito por

Palco da consagração do jamaicano Usain Bolt nos Jogos Rio 2016, com o tricampeonato olímpico nos 100m e 200m, a pista de atletismo do Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, volta a receber uma competição de peso da modalidade entre os dias 22.06 (quarta-feira) e 25.06 (sábado). O Troféu Brasil de Atletismo tem 770 atletas inscritos, de 131 clubes, com representantes de 22 estados e do Distrito Federal.


Considerado o principal evento latino-americano de clubes da modalidade, o torneio  terá a nata do esporte no Brasi.

 O acesso do público nos dias de competição  será gratuito, tanto para acompanhar treinos quanto as provas.

 O Troféu Brasil será o último evento nacional para obtenção dos índices exigidos para o Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, que será de 15 a 24 de julho.

 
Ídolos confirmados

Na história dos Jogos Olímpicos e dos Mundiais de Atletismo, o Brasil conta com 31 atletas que subiram ao pódio. Segundo o presidente da CBAt, mais de 20 desses nomes já confirmaram presença para acompanhar a competição. Um destaque especial é para o grande campeão Joaquim Cruz, que está vindo dos Estados Unidos para prestigiar o Troféu Brasil, vencedor dos 800m nos Jogos de Los Angeles (EUA), em 1984, e medalhista de prata na edição de 1988, em Seul, na Coreia do Sul.

De Tóquio para o Rio

O Troféu Brasil será aberto nesta quarta-feira com as disputas dos 20km da marcha atlética feminina, a partir das 7h, e masculina, às 7h10, na pista externa do Estádio Olímpico. Entre os inscritos por seus clubes estarão muitos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021.

É o caso, por exemplo, de Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR), nos 3.000 m com obstáculos, Ketiley Batista (ASPMP-SP), nos 100m com barreiras, Eduardo de Deus (CT Maranhão-MA) nos 110 m com barreiras e Caio Bonfim (CASO-DF), nos 20 km da marcha atlética.

“Tive uma temporada boa na Europa, com recorde sul-americano e índice para o Mundial”, disse Tatiane, em referência à marca de 9min24s38, obtida no dia 12 de junho, em Watford, na Grã-Bretanha, nos 3.000 m com obstáculos. Tatiane tem nada menos que dez títulos do Troféu Brasil na prova. Ela também disputará os 1.500m.