Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tradicional Camisa amarela do Tour de France completa 100 anos

Em 2019, a mais tradicional vestimenta do ciclismo mundial faz aniversário e organizadores do próximo Tour de France preparam edições comemorativas para a 'maillot jaune'

Tradicional camisa amarela completa 100 anos em 2019 (Foto: Divulgação)
Escrito por

A mais tradicional vestimenta do ciclismo mundial completará 100 anos no próximo Tour de France, com largada prevista para o dia 6 de julho. A camisa amarela  foi usada pela primeira vez em 1919, seis anos depois da primeira edição do principal evento da modalidade.

Para celebrar o centenário do maior símbolo da prova, a organização do Tour de France anunciou uma novidade para a edição deste ano: serão utilizadas vinte camisas amarelas personalizadas com imagens de monumentos, ciclistas e locais marcantes na história da competição. Cada uma das maillot jaune, como é conhecida em francês, será usada pelo líder geral ao final de cada uma das vinte e uma etapas, durante o dia seguinte.

Pelas regras do torneio, nenhum ciclista larga de amarelo. O vencedorda primeira etapa, em Bruxelas, na Bélgica, vai receber no pódio a camisa com desenho do icônico monumento Atomium, construído em 1958 e um dos símbolos da cidade.

– Cada camisa é diferente neste ano e apresenta as etapas ou os campeões que contribuíram para a história do Tour de France. Partiremos de Bruxelas, onde a primeira camisa amarela contará com o Atomium, enquanto a última terá o Arco do Triunfo e a Champs-Elysées– disse o o diretor do Tour de France, Christian Prudhomme.

As outras camisas, segundo o diretor da prova, terão as fotos de grandes nomes do esporte como Bernard Hinault, Eddy Merckx, Jacques Anquetil e Miguel Indurain.

A prova deste ano chega à 106ª edição e será disputada de 6 a 28 de julho. Em 2018, o britânico Geraint Thomas, da equipe Sky, foi o campeão com 83h17min13s. O holandês Tom Dumoulin ficou em segundo e o também britânico Chris Froome, em terceiro.

A primeira camisa amarela foi concedida pelo criador do Tour de France, Henri Desgrange, em 19 de julho de 1919, a Eugène Christophe, após a 11ª etapa daquele ano, na cidade de Grenoble.