Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

STU National: grandes referências da modalidade Park abrem a etapa de Criciúma

Coletiva de imprensa com cinco referências da modalidade inicia oficialmente a segunda semana de competições

Skatistas com currículo internacional participam da etapa de Criciúma (Foto: Pablo Vaz/Divulgação STU)
Escrito por

A semana da modalidade Park da etapa de Criciúma do STU National foi oficialmente aberta nesta quarta-feira. Na coletiva de imprensa, o atual vice-campeão mundial, Augusto Akio - conhecido como Japinha -, a atual campeã do circuito brasileiro de skate, Raicca Ventura, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yndiara Asp, um dos poucos skatistas da cena a andar no Street e no Park, Kalani Konig, e uma das maiores referências do Paraskate nacional, Vini Sardi.

O Parque Municipal Prefeito Altair Guidi promete ficar pequeno para receber grandes nomes do park brasileiro com sucesso de público a partir das eliminatórias desta sexta-feira. Abaixo, confira o que eles falaram sobre a etapa.

+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'

Augusto Akio

- Feliz demais por estar de volta a Criciúma, lugar pelo qual tenho muito carinho e onde somos sempre muito bem recebidos. Além dessa pista proporcionar projetos, inclusão social e o nosso esporte em geral, com aquela competitividade sadia, amizade, coletividade e união, ela também nos proporciona um grande nível técnico. São diversas possibilidades de a pista ser usada. Muitos skatistas bons vêm aprimorando suas técnicas e seu estilo de skate para chegar aqui e fazer um show, para que todos possam sentir a mesma emoção e energia que a gente sente. O skate é muito contagiante, até nós mesmos que praticamos torcemos muito uns pelos outros, e a cultura do skate aqui em Santa Catarina já vem de longa data. Então, dá para sentir que a torcida é bem vibrante e calorosa.

Yndiara Asp

- É realmente muito legal estar aqui pelo terceiro ano seguido, e a cada vez somos recebidos ainda melhor. O STU vem melhorando o evento e a estrutura, a Prefeitura sempre fazendo a gente se sentir ainda mais em casa, hotéis e, agora, o shopping fazendo parcerias com a gente... A gente se sente mesmo muito abraçado por Criciúma. A pista é muito boa e o nível técnico será muito alto, como sempre. Vamos dar o nosso melhor, com a torcida de todos e a energia do skate. O nível de todos aqui só cresce, cada uma vai puxando a outra. A gente vê uma evoluindo e as outras evoluem junto. Acontece muito isso nos campeonatos. Buscamos as melhores manobras em uma volta e, nos treinos, a gente já vê essa evolução.

Kalani Konig

- Como o próprio prefeito disse, é uma das melhores pistas do Brasil. Poucas cidades no país contam com pistas de Park e Street desse nível. No ano passado já foi muito legal, apesar do calor muito intenso. Esse ano diminuiu um pouco e está melhor de andar. E a vibe da galera aqui é muito alta. Espero sempre estar de volta. É muito bom andar e competir tanto no Street quanto no Park. Eu comecei no Street, mas amo andar nos dois e me aprimorar em ambos da mesma forma.

Raicca Ventura

- Primeiramente, queria agradecer por Criciúma sempre receber a gente da melhor maneira possível. E também ao STU. A estrutura aqui só melhora a cada ano. Na cidade, já tínhamos conhecido a mina de visitação no ano passado e, agora, ainda tivemos a honra de conhecer o Planetário, o que foi muito legal. Quanto à competição, gosto muito dessa pista e, inclusive, aqui comecei a ganhar o primeiro STU da minha vida. Tenho coisas novas para mostrar esse ano, algumas tricks que não posso revelar, são segredo, mas o pessoal vai poder ver na hora (risos).

Vini Sardi

- A gente está muito feliz. Essa pista de Criciúma é sensacional, dá para pegar uma velocidade bem legal e fazer umas linhas muito boas. É a primeira vez que teremos o Paraskate competindo aqui, serão nove atletas se apresentando e daremos um show para mostrar que o STU é inclusão e que as pessoas com alguma deficiência física podem andar de skate em alto nível. Estamos muito ansiosos para que comece logo. A gente vem trabalhando bastante com a Associação Brasileira de Paraskate nesse crescimento, o STU abraçou essa causa e teremos etapas por onde o STU National passar. E nosso principal objetivo é aumentar o número de paraskatistas, o que é justamente um dos requisitos para a modalidade entrar na Paralimpíada. E esse é um trabalho incessante que todos nós estamos fazendo para, quem sabe, a gente consiga emplacar o Paraskate em Los Angeles 2028.

Coletiva de imprensa do STU National ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Pablo Vaz/Divulgação STU)

Considerado o Circuito Brasileiro das modalidades de skate street e park, o STU National é a competição de expressão nacional mais importante da temporada. No ano passado, Gabi Mazetto e João Lucas Alves se sagraram campeões no street, enquanto Raicca Ventura e Luiz Francisco venceram na categoria park.