Uma revelação surpreendente marcou o encontro de dois dos maiores nomes da história da NBA. Durante o podcast "Mind the Game", apresentado por LeBron James e JJ Redick, a estrela do Golden State Warriors, Stephen Curry, contou uma história fascinante sobre os bastidores da chegada do técnico Steve Kerr à equipe, em 2014. Para ilustrar sua filosofia ofensiva, Kerr usou um exemplo inusitado: o Barcelona de Pep Guardiola.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

LeBron James, Stephen Curry e JJ Redick no podcast Mind The Game (Foto: Reprodução)

Curry explicou que, embora os Warriors já fossem uma equipe competitiva (com 51 vitórias na temporada anterior), Kerr queria revolucionar a forma como o time criava seus arremessos.

— Conhecemos o Steve e a maneira que ele se comunica — disse o armador do Warriors. — Nós éramos o quê? Uma equipe de 51 vitórias quando ele entrou, construído pela grande presença defensiva… ele era tipo, 'Eu só quero fazer alguns ajustes na maneira como estamos criando arremessos'.

O armador revelou que Kerr buscou inspiração em diferentes fontes, incluindo seus mentores como Gregg Popovich e o estilo do Atlanta Hawks da época. No entanto, a analogia mais marcante veio do futebol.

— Uma vez que entramos no camp de treinamento, ele mostrou um clipe de um… não lembro o clube de futebol — confessou Curry, sendo imediatamente lembrado por JJ Redick: — Barcelona.

A referência era clara: o estilo de jogo que encantou o mundo.

— O 'tik taka' [tiki-taka], certo? — continuou Curry. — E ele estava falando sobre isso como uma filosofia de como vamos criar arremessos, como vamos saber manter as coisas simples.

A ideia, segundo Curry, era traduzir a posse de bola e a movimentação constante do time de Guardiola para a quadra de basquete. O objetivo era desgastar o adversário através da simplicidade e da inteligência coletiva.

— Fazer a defesa ter que tomar um milhão de decisões em uma posse para que você possa encontrar o arremesso correto — detalhou o camisa 30.

A "filosofia" de Kerr, inspirada no futebol e executada com maestria por Curry e seus companheiros, deu certo. O sistema ofensivo baseado em movimento constante da bola e dos jogadores (o "motion offense") tornou-se a marca registrada dos Warriors e foi a base da dinastia que conquistou quatro títulos da NBA na última década.

Siga o Lance! no Google News