Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Semana de Vela de Ilhabela define campeão brasileiro de C30

Barco Caballo Loco se torna bicampeão nacional da Carabelli 30 com resultados de Florianópolis (SC) e Ilhabela (SP)<br>

C30 campeão (Foto: Caio Souza | On Board Sports)
Escrito por

A classe Carabelli 30 definiu o campeão brasileiro de 2021 durante a disputa da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, no litoral norte paulista. O barco Caballo Loco conquistou pela segunda vez a competição somando os resultados de Ilhabela (SP) com o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, realizado em janeiro.

As regatas desta sexta-feira (30) foram as últimas a valer para o campeonato dos C30, uma das classes de monotipos mais ativas da vela brasileira. A categoria faz parte do calendário da Semana de Vela de Ilhabela desde 2012.

A primeira etapa ocorreu de 27 a 30 de janeiro no Iate Clube de Santa Catarina. No Yacht Club de Ilhabela (YCI), as regatas do Brasileiro de C30 foram computadas até a sexta-feira (30). Na Semana de Vela de Ilhabela, a C30 começou em 2013.

O Caballo Loco de Mauro Dottori foi o campeão na somatória dos dois eventos, seguido pelo Kaikias e Katana.

- Tiramos essa vitória do fundo do poço. Quarta-feira foi um dia em que nada deu certo, Um tripulante caiu na água, rasgamos dois balões, nos retiramos. E tivemos a prova de que a classe C-30, se não é a melhor, está no topo. Os comandantes todos abriram mão da última regata, na quarta, por causa do Caballo Loco. Então, já de cara, o meu muito obrigado a todos eles - destacou Mauro Dottori.

- Tiramos uma força lá do fundo, e hoje foi um dia excepcional para nós. Ganhamos a primeira regata. Na segunda, só não fomos melhor porque queimamos a largada, mas ficamos em segundo, uma excelente colocação. E ganhamos a última com uma certa distância dos adversários. Juntando com os resultados que tivemos em Florianópolis, isso acabou nos tornando campeões brasileiros.

O comandante ainda destacou a tripulação, como crucial para a vitória.

- Isso é tripulação, isso é força. Agradeço muito aos meus tripulantes. Então aos meus tripulantes, o meu muito obrigado. Estamos com a mesma equipe há muitos anos. Mudou apenas uma pessoa, super importante, que é o nosso timoneiro, o Juninho. O Tommy que corre com a gente, não pôde estar conosco nesses últimos tempos por motivos particulares. Mas somos a mesma equipe há muito tempo, e é por isso estamos aqui.

Competitividade na C-30

A classe C-30 é hoje um dos destaques na vela oceânica no Brasil. O barco, um modelo sofisticado de 30 pés, foi projetado por Horácio Carabelli, e a classe nasceu entre São José dos Campos e Ilhabela. Graças à sua grande competitividade, vem ganhando adesão de velejadores por todo o País. Para Mauro Dottori, campeão deste ano, tanto equilíbrio se deve ao rigor em relação aos equipamentos e às regras, mas também à camaradagem entre os comandantes.

- Quando chega um comandante novo a gente procura entrosá-lo, dar força, mostrar a ele quais são os macetes da classe. O que é gostoso nessa classe é a competitividade, e isso se deve realmente a como nós levamos a classe e à qualidade dos nossos comandantes. E óbvio, atraimos muitos tripulantes bons. Essa rotatividade de tripulantes também explica a alternância entre os líderes na classe.

Reta final na Semana de Vela e Ilhabela

Já na disputa da Semana de Vela de Ilhabela 2021, o líder geral é o Kaikias, seguido pelo Caballo Loco e Katana. A diferença entre eles é de três pontos. Neste sábado (31) ocorrem as últimas regatas da tradicional competição.

Campeões da SIVI na C30

2012 - Loyal/TNT
2013 - Loyal Polyjhon
2014 - Zeus Team
2015 - CA. Technologies
2016 - Katana
2017 - Caiçara
2018 - Caiçara UV Line
2019 - Caballo Loco