Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção feminina de basquete inicia preparação visando Sul-Americano

Torneio de basquete continental começa no final de agosto, na Colômbia; evento da CBB contou com a presença de personalidades na história do esporte

Equipe do Brasil deu pontapé inicial na preparação para o Sul-Americano (Foto: Kiko Ross/CBB)
Escrito por

Nesta sexta-feira, a cidade de Campinas foi palco do início da preparação da Seleção Brasileira feminina de Basquete. A equipe nacional já visa o Sul-Americano, que acontece em Tunja (Colômbia) do dia 30 de agosto até 4 de setembro. A cerimônia começou com uma coletiva de imprensa, seguida por uma sessão de treinamentos comandada pelo técnico Carlos Lima.

- Iniciamos a preparação para a competição mais importante que temos, abrindo este novo ciclo, já que o Sul-americano é classificatório a Copa América, que por sua vez, qualificará para os Jogos Olímpicos. A expectativa é a melhor, pois contaremos com jogadoras que não puderam estar conosco na última competição – Erika de Souza, Clarissa dos Santos, Tainá Paixão e Nádia Colhado. Por isso, encaro com otimismo esse momento e vejo que todos estão com pensamento único, ou seja, de conquistar o título Sul-americano - declarou o técnico Carlos Lima.

Também esteve presente no evento o diretor executivo da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Sousa. O dirigente destacou os esforços direcionados ao crescimento do plantel feminino e desejou sorte às atletas que representação o Brasil no torneio continental. 

- Este é um momento importante do basquete feminino nacional, que inicia um novo ciclo, por isso, a Confederação Brasileira, na pessoa do presidente Guy Peixoto Jr, trabalhou arduamente para contar com sua força máxima, além de proporcionar a estrutura necessária para esta preparação. Desejo sucesso às atletas e à comissão técnica, que certamente farão um grande trabalho e chegarão em ótimo nível técnico, tático e físico à Colômbia - disse.

Antonio Carlos Barbosa, Marcelo Sousa, Helen Luz e Antonio Carlos Vendramini estiveram no evento (Foto: Kiko Ross/CBB)

No evento, as jogadoras tupiniquins tiveram a companhia de Helen Luz, campeã mundial e medalhista olímpica; Antonio Carlos Vendramini, técnico do Vera Cruz Campinas; e Antonio Carlos Barbosa, ex-técnico do selecionado nacional e também medalhista olímpico.

As personalidades do esporte passaram mensagens positivas às brasileiras. Vendramini destacou a responsabilidade de vestir a camisa do país e deixou claro que o apoio ao grupo será incondicional por parte do público. 

- Vocês têm que ser muito ambiciosas e buscar o resultado de imediato. É projetar um resultado muito especial. Vistam essa camisa, dependemos de vocês. Vocês são as melhores que têm no Brasil. Façam o melhor que nós confiamos muito em vocês - afirmou o técnico, que é o atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LFB) pelo Campinas.

Confira a relação completa de atletas brasileiras:
Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)

Alas: Isabela Ramona (Valencia/Espanha), Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal), Tati Pacheco (Sampaio Basquete) e Thayná Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip)

Pivôs:
Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Kamilla Cardoso (Hamilton Heights/Estados Unidos), Stephanie Soares (ADC Bradesco), Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha) e Gil Justino (Vera Cruz/Campinas)