Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sarah Menezes ganha nova chance e vai para o Pan-Americano de judô

Atleta é convocada ao lado da jovem Larissa Pimenta na categoria até 52kg. Competição valerá pontos no ranking pan-americano, que definirá os classificados para Lima-2019

Sarah Menezes tenta recuperar a melhor condição física e técnica após mudança de categoria (Foto: AFP)
Escrito por

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou na última quinta-feira, na concentração da Seleção em Pindamonhangaba (SP), a lista dos atletas convocados para o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá em Lima, Peru, no período de 26 a 28 de abril, e para o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, entre 10 e 12 de maio. A campeã olímpica Sarah Menezes, que não começou bem o ano e ainda tenta voltar ao alto nível após mudar para a categoria até 52kg, ganhou uma nova chance.

Essas são as duas competições que definirão os classificados para o Campeonato Mundial, em Tóquio, no período de 25 de agosto a 1º de setembro. E Sarah, que subiu de peso este ano devido às dificuldades de se manter na até 48kg, tem uma missão dura.

Isso porque a outra convocada na categoria, Larissa Pimenta, de 20 anos, vem de cinco medalhas no Circuito Mundial e tem 610 pontos no ranking olímpico até o momento. A campeã olímpica, por sua vez, soma apenas 131. Se vencer o Pan de judô, Sarah somará mais 700 e se manterá na briga para ir ao Mundial. Por isso, a convocação é um voto de confiança da confederação na veterana.

Além de Sarah, a equipe do Pan-Americano será formada por Nathália Brígida (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg), Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva "Baby" (+100kg).

Para o Grand Slam de Baku, a CBJ convocou Nathália Brígida (48kg), Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) no feminino, além de Phelipe Pelim (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Charles Chibana (66kg), David Lima (73kg), Marcelo Contini (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).

A escolha dos nomes foi baseada nos critérios de convocação estabelecidos pela comissão técnica e apresentados no final de 2018, durante a última etapa da Seletiva Nacional - Tóquio 2020, em Lauro de Freitas (BA).

– Foi muito importante saber que estou convocada para essas competições, principalmente, pensando a longo prazo em Mundial e Jogos Olímpicos. O Pan-Americano vale o sexto ponto e é muito importante, além de ser uma experiência boa. Eu só disputa um Campeonato Pan-Americano. Então, num ano pré-olímpico, ter a oportunidade de disputar com as meninas da Pan-América que quase não rodam no Circuito Mundial é muito bom", define a ligeiro Nathália Brígida.

Além de valer o sexto ponto no ranking mundial, o Pan de judô servirá também como etapa classificatória e evento-teste para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Ele e a Copa Pan-Americana, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio na Cidade do Panamá, formarão o ranking pan-americano que definirá os classificados para os Jogos de Lima.

– Vou em busca do meu bicampeonato pan-americano. Ano passado, eu estava voltando de lesão e, por isso, não consegui dar o meu máximo. Agora, vou me cuidar para chegar inteiro, buscar o meu judô e fazer meu segundo ouro no Pan – projetou o meio-médio Eduardo Yudy Santos.

Na preparação para esses eventos, todos os convocados concentraram-se durante os últimos doze dias em treinamento de campo internacional, em Pindamonhangaba, lutando diariamente com judocas de outros oito países, entre eles Chile, Equador e Argentina, possíveis adversários dos brasileiros em Lima.