Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Robert Scheidt e Maguila disparam na ponta no Europeu de Star na Itália

Dupla brasileira conseguiu um terceiro, um quinto e um segundo lugar nas regatas desta quinta-feira, em Riva del Garda, e abriu seis pontos de vantagem sobre italiano e alemão

Robert Scheidt e Henry Boening seguem na liderança do Campeonato Europeu (Foto: Gilles Morelle / SSL)
Escrito por

O bicampeão olímpico Robert Scheidt e seu proeiro Henry Boening, o Maguila, abriram boa vantagem na classificação do Campeonato Europeu da classe Star, que acontece em Riva del Garda, na Itália. Nesta quinta-feira, dia de três regatas, eles asseguraram um terceiro, um quinto e um segundo lugar, e têm nove pontos perdidos, seis à frente dos vice-líderes na classificação, o italiano Diego Negri e o alemão Frithjof Kleen (15pp).

A meta inicial da organização era promover apenas duas regatas por dia, mas os planos foram alterados devido à previsão de chuva e más condições nesta sexta-feira no local, que fica a cinco quilômetros da casa de Scheidt. A disputa, portanto, exigiu muito do físico dos velejadores. O astro, de 46 anos, contou que houve um susto com a vela do barco, mas não houve grandes prejuízos.

– Está muito difícil de sair do congestionamento na largada, mas até agora não tivemos nenhuma regata ruim. Enfrentamos um pequeno problema com nossa vela logo na primeira largada, o que nos preocupou até o final da terceira disputa. A cruzeta de outro barco fez um rasgo pequeno, mas não chegou a comprometer. Agora vamos repará-la até amanhã – disse o velejador.

Abaixo de Scheidt e Maguila, o melhor brasileiro é Arthur Lopes, proeiro do americano Paul Cayard, em quarto. Eles tiveram um dia difícil, com uma boa regata, na qual terminaram em segundo, além de um 24º (descartado) e um décimo lugar. No total, somam 17 pontos perdidos. 

O duas vezes medalhista olímpico e bicampeão mundial Lars Grael, que corre o Europeu ao lado de Pedro Trouche em sua última competição internacional na carreira, aparece em 15º lugar. Uma posição acima está Bruno Prada, prata em Pequim-2008 e proeiro do americano Augie Diaz. Outro brasileiro na disputa é Samuel Gonçalves, proeiro do holandês Haico de Boer, em 52º.

O Campeonato Europeu de Star é a primeira edição da SSL Breeze Grand Slam da Star Sailors League (SSL), status que elevará a premiação geral a U$ 100.000,00 (cerca de R$ 400.000,00), além de atribuir 2.500 pontos à dupla campeã no Ranking SSL. A dupla campeã será conhecida domingo, dia em que acontecerão as quartas de final, semifinais e final.