Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio receberá Mundiais de skate que valerão pontos rumo às Olimpíadas

Etapas do STU nas categorias street e park acontecerão em outubro, na Praça Duó, na Barra da Tijuca, e serão importantes&nbsp;para a corrida olímpica, que começa em junho<br>

Rayssa Leal é uma das atrações confirmadas no OI STU Open (Foto: Júlio Detefon/Divulgação STU)
Escrito por

A World Skate, federação internacional da modalidade, anunciou nesta segunda-feira que os Campeonatos Mundiais de Park e Street de 2022 acontecerão na Praça Duó, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em outubro. Os eventos são os mais importantes da temporada e cruciais na corrida para as Olimpíadas de Paris-2024.

Entre os dias 2 e 9 de outubro será a vez do Mundial de Park, que reúne nomes como Luiz Francisco, Pedro Quintas, Pedro Barros e Yndiara Asp. Em seguida, entre 9 e 16 de outubro entra em cena o Mundial de street, em que competem Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Letícia Bufoni e Kelvin Hoefler. 

+ Paulo André projeta volta aos treinos visando o Mundial de atletismo

- Com dois Campeonatos Mundiais - para o Street e para o Park - a World Skate está feliz de ter no Rio de Janeiro a verdadeira casa dos melhores skatistas do mundo. Nós estamos muito orgulhosos de premiar com dois eventos tão importantes o Rio e, claro, o Brasil, um dos mais relevantes países na comunidade do skate. No Rio, os skatistas vão competir pelo título oficial de campeão mundial e ao mesmo tempo somar pontos importantes pensando nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, seguindo o sistema classificatório recentemente aprovado pelo COI - afirma Sabatino Aracu, presidente da World Skate.

- Mais uma vez, o Brasil se tornará a casa do skate mundial, assim como já aconteceu em 2019. É uma dupla conquista para o skate brasileiro. Tanto institucional, pelo fortalecimento da CBSk, quanto para os próprios skatistas, que poderão competir com o apoio da torcida brasileira. Agradecemos muito o voto de confiança da World Skate em mais essa ação nossa em parceria com o STU, que tem sido fundamental na consolidação dos eventos da corrida olímpica do skate no Brasil - destacou Eduardo Musa, presidente da CBSk.

- Estamos todos muito felizes por mais uma vez trazermos para o Brasil, em parceria com a World Skate e a CBSk, o que há de melhor no skate mundial. Serão duas semanas que certamente entrarão para a história e que confirmam o crescente protagonismo do skate brasileiro no Brasil e no mundo. Além das competições em nível estratosférico, faremos em outubro no Rio de Janeiro uma grande festa para celebrar tantas conquistas e valorizar os profissionais que trabalham para fortalecer o skate e a cultura urbana brasileira - disse Diogo Castelão, idealizador da plataforma STU.

Corrida olímpica terá dois anos de duração

Outros detalhes sobre os Campeonatos Mundiais no Brasil e o caminho olímpico para os Jogos de Paris serão divulgados em breve, mas o que já se sabe é que o ranking de classificação será fechado em junho de 2024 e classificará os vinte primeiros colocados de cada lista. Desta forma, a corrida olímpico terá duração de dois anos.

Os outros dois atletas a se classificarem serão um francês, uma vez que Paris sedia as Olimpíadas, e um pelo critério de universalidade, para um país com menos tradição no skate.