Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio Open: em noite sem brasileiros no simples, torcida ‘adota’ tenistas espanhóis

Grande parte dos torcedores optam por apoiar Alcaraz e Miralles nas semifinais do ATP 500

Favorito desde o início da competição, Alcaraz vai à final rumo ao bicampeonato (Foto: Fotojump/Divulgação)
Escrito por

Gritos como "Vai, Carlitos" e "Bamos, Zapata' foram entoados neste sábado, no Rio Open. Válida pelas semifinais, as partidas de Cameron Norrie contra Zapata Miralles - na qual o britânico venceu no tie-break - e Carlos Alcaraz diante do chileno Nicolas Jarry, em duelo marcado pela virada de Carlitos, tiveram algo em comum: na arquibancada, prevaleceu a torcida dos brasileiros, em situações diferentes, pelos espanhóis.

As circunstâncias foram bastante diferentes. Alcaraz recebeu o apoio do público por ser o grande astro do evento. Atualmente, ele ocupa o posto de número 2 do ranking mundial. Por sua vez, Zapata (63º) foi ovacionado pela sua vibração ao longo dos pontos na Quadra Guga Kuerten e por ser a zebra diante de seu adversário, número 13 do mundo.

+ Thomaz Bellucci se despede das quadras com homenagem no Rio Open 2023

Apesar do suporte e atuação muito competitiva, Miralles não conseguiu superar Norrie. O espanhol foi derrotado no tie-break, após cometer dupla falta no ponto final. A partida terminou em 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 7/6 para o adversário.

Mas não foi apenas Miralles que chamou a galera par si. A cada ponto confirmado, sobretudo nos momentos de dificuldade, Alcaraz chamou a responsabilidade e trouxe o alento do torcedor como combustível. 

O craque de apenas 19 anos perdeu o primeiro set por 7 a 6, mas reagiu na segunda parte e empatou com o placar de 7 games a 5. A vitória no segundo set trouxe tranquilidade ao espanhol, que viu seu adversário abaladado. No terceiro e último set, Alcaraz abriu grande vantagem e administrou até o triunfo por incríveis 6/0.

A final do Rio Open 2023 na categoria simples ocorre neste domingo, na Quadra Guga Kuerten, entre Alcaraz e Norrie. O espanhol, ao que tudo indica, terá grande parte do apoio vindo das arquibancadas mais uma vez. Ele tenta o bicampeonato, de olho, também, no ranking mundial: caso conquiste o troféu, iguala Novak Djokovic em número de pontos, mas segue em segundo lugar por critérios estabelecidos pela organização.