Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rei e Rainha do Mar volta à praia de Copacabana para disputa final

Depois de passar por Florianópolis, Brasília, Salvador e Ubatuba, circuito fecha o ano em grande estilo nos dias 22 e 23 de dezembro, em Copacabana<br>

Circuito Rei e Rainha do Mar volta à praia de Copacabana(Foto: Divulgação)
Escrito por

Tradicionalmente, a etapa de dezembro acontece em dois dias. No sábado (22), serão realizadas as provas amadoras que contarão com natação, SUP, corrida, beach biathlon e com as provas kids (de 5 a 13 anos), de natação e corrida. E no dia 23 o Desafio Elite invade as areias, com 10 atletas profissionais se enfrentando divididos em duplas mistas em busca do título de Rei e Rainha do Mar 2018. Nesta etapa, que marcará o nono ano seguido do evento na praia de Copacabana, será a última etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar de 2018.

Originado em 2008 a partir do Desafio do Leme ao Pontal, uma prova de natação no mar com percurso de 35km, o Rei do Mar surgiu em 2009 e ganhou a adesão das Rainhas no ano seguinte, tornando-se, desta forma, o Rei e Rainha do Mar. Em 2017, o evento marcou a aposentadoria da medalhista olímpica de maratonas aquáticas Poliana Okimoto.

Domingo, inclusive, também será a vez dos renomados atletas profissionais entrarem em ação para a disputa do Rei e Rainha do Mar.

A tetracampeã mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, conta um pouco da sua experiência no evento. E ressalta o quanto é importante para a promoção do esporte a proximidade com o público no dia do Desafio Elite, e como isso é recompensador. 

- O Rei e Rainha do Mar é ímpar, diferente de qualquer evento. Colocar os atletas de elite lado ao lado dos atletas amadores é muito legal, sempre me divirto muito. A Ana ainda  para os atletas também, que estão habituados a competir sem esse contato com os fãs e admiradores da modalidade. Para a etapa deste ano, a fera das águas abertas se diz animada - disse. 

A competição amadora contará com provas de natação, SUP, corrida, beach biathlon e com as provas kids, de natação e corrida. Para os nadadores, serão quatro diferentes distâncias para escolher: Sprint (1km), Classic (2km), Challenge (3,5km) e o Super Challenge (10km). O beach biathlon é ideal para quem quer unir duas paixões, o percurso, que é de 1 km de natação no mar e 2,5 km de corrida na areia. A galera do SUP também poderá escolher, serão duas distâncias: 7 e 14 km.

Sobre o Circuito Rei e Rainha do Mar

Em 2008, Luiz Lima completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal, um percurso de 35 km que é considerado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. O nadador recebeu então o título de “Rei do Mar”, o evento homônimo nasceu no ano seguinte. O circuito contava apenas com duas provas, a Travessia, para amadores, e o Desafio para os profissionais. Dois anos depois, em 2010, o evento já consolidado no Brasil, fez sua primeira edição internacional do outro lado do oceano, em Portugal. No mesmo ano, o evento estreou as provas femininas, por isso recebeu o nome de “Rei e Rainha do Mar”, e o Desafio Elite passou a ser transmitido ao vivo na TV aberta.