Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Regata CL Vela BR Marinas reúne ídolos da vela brasileira no Rio

Prova reuniu velejadores de todos os níveis, incluindo os medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael, e outros ícones da modalidade

Regata CL Vela BR Marinas reúne ídolos da vela brasileira no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Escrito por

A quinta edição da regata CL Vela – BR Marinas foi realizada neste sábado (20), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). A prova reuniu velejadores de todos os níveis, incluindo os medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael, e outros ícones da modalidade.

Mais de 200 navegadores correram nas classes VPRS, BRA-RGS, J70, HPE25, Bico de Proa e Multicascos, categorias bastante presentes em competições de vela oceânica no País.

O fita-azul, ou seja, primeiro barco a cruzar a linha de chegada na Baía de Guanabara foi o Vesper IV, de João Marcos Mendes com o tempo de 1h04min.

Mas no tempo corrigido da categoria dos VPRS foi o Avohai de Lars Grael. Já na RGS A, o ganhador da regata foi o Katana II (Carlos Chaves) e na versão B foi o Cangrejo (Yab Muller). Entre os Bico de Proa A e B, os campeões foram Talante (Marcelo Taulois) e Honra (Erik Breyer), respectivamente.

A regata é organizada por Cinthia e Lula, formadores de vela no Rio de Janeiro (RJ). A sede da escola fica na Marina da Glória, palco de grandes eventos internacionais como Olimpíada, Jogos Pan-Americanos, The Ocean Race e agora o Tour de France na edição do L’Étape Rio, além da CBVela – ConfederaçÃO Brasileira de Vela.

- A ideia é que as pessoas venham se divertir na regata. A competição faz parte, mas confraternização é importante. Temos uma mistura de tudo: atletas de nível altíssimo, amadores e iniciantes. É muito legal esse contato que a vela proporciona - disse Cíntia Knoth, co-fundadora da CL Vela.

Cíntia Knoth ajuda na formação de atletas e navegadores desde ao lado de Luis Evangelista, conhecido como Lula, há mais de 30 anos. Como atleta disputou a Olimpíada de Seul 1988 na classe 470 ao lado de Marcia Pellicano. Uma das alunas de Cinthia foi a bicampeã olímpica Kahena Kunze.

- É uma alegria enorme. Quando começa a gente sabe que está plantando uma sementinha e quando vê está todo mundo integrando esse mundo da vela. É muito orgulho ver essas crianças crescendo e se desenvolvendo. Esse é o nosso trabalho aqui - contou Carmen Rosas, instrutora de vela da CL.

- A escola de vela é um berço para futuros velejadores, sempre formando campeões e principalmente pessoas! A modalidade tem um diferencial enorme pelo fato de estar diretamente ligado à natureza. Nenhum dia é igual ao outro. Quem se adaptar vive melhor - explicou Lula Evangelista.

O fim de semana do especialista em vela será agitado. Além da preparação para a regata CL Vela – BR Marinas, Lula Evangelista está inscrito no L’Étape Rio, prova de ciclismo chancelada pelo Tour de France que será realizada também na Marina da Glória neste domingo (21).

- Será um desafio com tantos eventos. Vou passear e me divertir na prova de ciclismo. Estou muito feliz.