Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em referendo, moradores de Hamburgo dizem não à Olimpíada

Em votação apertada, maioria da população da cidade alemã não quer receber os Jogos Olímpicos. Hamburgo é uma das cinco candidatas para 2024

Presidente do COI, Thomas Bach é alemão (Foto: Richard Juilliart/AFP)
Escrito por

A votação foi bastante apertada. Mas, no fim das contas, a população da cidade alemã de Hamburgo deixou seu recado em referendo realizado neste domingo. Os moradores não querem que a Olimpíada de 2024 seja realizada lá. 

Hamburgo é uma das cinco cidades do planeta que apresentaram candidaturas oficiais ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de Verão daqui a nove anos - as outras são Paris (FRA), Roma (ITA), Los Angeles (EUA) e Budapeste (HUN). E em consulta aos seus habitantes, não teve o retorno esperado.

Cerca de 650 mil pessoas votaram em Hamburgo e em Kiel (onde as competições de vela seriam realizadas, de acordo com o projeto de candidatura). E 51,7% votou no "não". O "sim" recebeu 48,3%. 


O resultado do referendo torna-se um grande golpe na candidatura da cidade alemã para os Jogos de 2024. Não é a primeira vez que isto acontece na Alemanha. Em 2013, Munique retirou sua campanha para os Jogos de Inverno de 2020 após um pleito popular também rejeitar a realização do evento na cidade. 

– Hamburgo não vai se candidatar para sediar a Olimpíada e a Paralimpíada. Gostaria de uma decisão diferente, mas o resultado foi claro e precisa ser aceito – afirmou o prefeito da cidade alemã, Olaf Scholz.

​A vitória do "não" também torna-se uma grande surpresa, diante do fato de que o presidente do COI atualmente é alemão, o ex-esgrimista e medalhista na Olimpíada de Montreal-1976, Thomas Bach.

Um dos principais motivos para a negativa popular alemã em relação à Olimpíada é a necessidade de grandes gastos para organizar o evento. Na maioria das vezes com verba pública.