Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rayssa Leal e Pâmela Rosa brilham e avançam com as melhores notas para final do STU Open Rio

Manobras precisas na última tentativa de cada uma definem as colocações da decisão<br>

Pâmela Rosa brilhou no STU Open Rio (Pablo Vaz/STU)
Escrito por

No skate, principalmente na modalidade Street, são diversas as manobras criadas e executadas, de nomes dos mais variados. São elas que entram para a história e que definem campeonatos. Neste sábado, na pista da Praça Duó, na Barra da Tijuca, as brasileiras Rayssa Leal e Pâmela Rosa puderam apresentar algumas dessas pinturas durante as semifinais do STU Open Rio. Duas delas, inclusive, de grafia rebuscada e sempre em inglês, garantiram as duas com as melhores notas para a final deste domingo.

+ Cristiano Ronaldo consegue feito: confira os jogadores com mais gols por clubes na história

E a final deste domingo, a partir das 18h, com transmissão ao vivo do SporTV e do TikTok do STU, será disputada entre quatro brasileiras e quatro estrangeiras. O brilho de Rayssa Leal, que ganhou as três etapas da SLS (Street League Skateboarding) este ano, e de Pâmela Rosa, atual bicampeã mundial, foi o mais intenso na pista neste sábado. Após duas voltas de 45 segundos e cinco manobras, valendo a melhor volta e as duas melhores manobras, Rayssa avançou em primeiro, com a nota 19,74, com Pâmela em segundo, com 17,19.

- Tinha dito para a minha mãe que queria muito acertar essa manobra hoje (Frontside Hurricane). Acabou ficando para a última tentativa. Preferia garantir logo de início, para ficar mais tranquila, mas deu tudo certo. A torcida ajudou muito também. Que na final possa ter um bom desempenho de novo. E que as arquibancadas possam estar ainda mais cheias, porque isso faz muita diferença pra gente - disse Rayssa, que conta no STU Open Rio com a presença de toda família, com pai, mãe e irmãos, o que é até raro de acontecer nas competições.

O “Frontside Hurricane” de Rayssa rendeu a maior nota de todas as manobras deste sábado, um 6,84. Mas a “Big Spin Rockslide” realizada por Pâmela, também na sua última tentativa, não ficou muito atrás em termos de pontuação, técnica e plasticidade. Com a nota 6,57, ela superou a australiana Chloe Covell e chega à final com o segundo melhor desempenho. O que mais chamou a atenção foi que ambas andaram demonstrando muita tranquilidade, um skate ao mesmo tempo preciso e suave. E, acima de tudo, sempre buscando se divertir.

- Já tinha falado quando cheguei que estou aqui para me divertir, acima de tudo. Quanto mais o tempo passa, mais experiente e mais calma a gente fica e, assim, mais conseguimos acertar as manobras. Sem falar que essa vibe do público brasileiro é sensacional. Além disso, estão todos aqui no STU comigo, pai, mãe, amigos, técnico, fisioterapeuta, personal, assessor, o que é legal demais. Tem tudo para ser uma final de alto nível e vamos tentar levantar essa galera nas arquibancadas de novo - comentou Pâmela.

+ Bicampeã mundial de skate no Street, Pâmela Rosa projeta Olimpíadas em Paris: '2024 é logo ali'

As oito classificadas para a final foram as oito da segunda bateria

Uma curiosidade nestas semifinais femininas foi que as oito que avançaram para a final foram justamente as oito da segunda bateria. Nenhuma skatista da primeira bateria se classificou. Outra brasileira que se garantiu foi Gabi Mazetto, que, nesse último mês, conquistou o título brasileiro e ainda ganhou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai. Ela terminou com a quinta melhor nota (12,63) e sabe que tem muito mais a mostrar neste domingo.

- Não foi fácil, porque o nível da primeira bateria já tinha sido bom. Só que todas na segunda bateria vieram muito fortes. Uma volta hoje em dia faz muita diferença e estou tendo que aprender com isso. Não fui muito bem depois nas manobras, preciso ser mais consistente, mas vou buscar ser bem melhor amanhã. Vai dar certo - disse Gabi Mazetto, que admitiu ter uma boa manobra guardada para a final, mas, claro, não quis revelar.

RESULTADO STREET FEMININO
(as 8 classificadas para a final)

1 – Rayssa Leal (BRA) – 19,74
2 – Pâmela Rosa (BRA) – 17,19
3 – Chloe Covell (AUS) – 15,77
4 – Wenhui Zeng (CHN) – 12,80
5 – Gabi Mazetto (BRA) – 12,63
6 – Marina Gabriela (BRA) – 11,48
7 – Lore Bruggeman (BEL) – 11,46
8 – Natalia Muñoz (ESP) – 11,44

PROGRAMAÇÃO:

16/10 (domingo)
12h15 às 13h30 - Treinos oficiais Street masculino
13h30 às 14h15 - Treinos oficiais Street feminino
14h45 às 16h - Final Street masculino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
18h às 19h15 - Final Street feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
19h15 às 19h45 - Cerimônia de premiação

ENTREVISTA COM PÂMELA ROSA

O Lance! fez uma entrevista exclusiva com a brasileira Pâmela Rosa, disponível no nosso site e no Youtube.