Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rafael Silva é ouro, e Brasil volta de Buenos Aires com seis medalhas

Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) conquistaram bronze neste domingo<br>

Rafael Silva busca vaga nos Jogos Rio-2016 (Foto: Divulgação/CBJ)
Escrito por

Cinco judocas brasileiros chegaram às disputas por medalha do Aberto Pan-Americano de Buenos Aires (ARG) neste domingo, último dia de competições. O destaque foi o peso-pesado Rafael Silva, que foi à final contra o estoniano Juhan Mettis e conquistou sua segunda medalha de ouro na semana. Ele foi campeão também do Aberto de Lima no último domingo.

Maria Suelen Altheman (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg) fecharam o dia com medalhas de bronze e o Brasil encerrou a competição com seis pódios, já que Ketleyn Quadros (63kg) e Marcelo Contini (73kg) levaram prata e bronze, respectivamente, no sábado.

Implacável, Baby fez campanha perfeita vencendo o argentino Matias del Sol, o mexicano Jose Cuevas e o equatoriano Freddy Figueroa, todos por ippon, até chegar à final, onde, novamente com a pontuação máxima do judô, sagrou-se campeão.

As outras duas medalhas da equipe masculina vieram da superação do médio Eduardo Bettoni e do meio-pesado Rafael Buzacarini, ambos derrotados nas quartas-de-final. Na repescagem, Buzacarini superou o uruguaio Manuel Bueno e conseguiu um ippon contra o neozelandês Jason Koster para conquistar o bronze.

"Estou feliz pela medalha, mas sei que poderia ter vindo a de ouro. Fiz boas lutas mas há erros para serem corrigidos. Agradeço a todos que estão comigo. É apenas a primeira do ano. Vamos buscar mais", projetou Buzacarini.

No mesmo caminho, Bettoni venceu Walter Facenti, da Itália, e derrubou por ippon o vice-campeão mundial, Kiril Denisov, da Rússia, na disputa pelo bronze.
A peso-pesado Maria Suelen Altheman foi a representante do feminino no pódio. Depois de vencer Kenia Ocana, da Costa Rica, na estreia, ela foi derrotada por Melissa Mojica, de Porto Rico, na semifinal, mas não deixou o bronze escapar, finalizando com ippon a luta contra a dominicana Leidi German.

Melina Scardua (78kg) também disputou terceiro lugar, mas acabou em quinto na disputa com Catherine Roberge, do Canadá.

Euler Pereira (90kg), Hugo Praxedes (+100kg) e Victoria Oliveira (+78kg) também lutaram neste domingo, mas ficaram fora das disputas por medalha.
Parte da seleção se apresenta já nesta segunda-feira, 14, no Brasil, para o Treinamento de Campo Internacional que acontece desde o dia 10 no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro.