Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Primeiro dia de Margaret terá bateria com três brasileiros

A segunda etapa do Circuito Mundial se inicia nesta terça-feira com nove brasileiros disputando título 

Adriano de Souza conquistou a etapa em 2015 
Escrito por

Com as contusões de última hora do brasileiro Italo Ferreira e da australiana Laura Enever, as baterias das primeiras fases masculina e feminina de Margaret River foram modificadas. O norte-americano Nat Young e a sul-africana Bianca Buitendag foram convocados para substituir os surfista. Com a mudança, o primeiro Round da segunda etapa do WCT terá uma quinta bateria totalmente verde e amarela formada pelo campeão mundial Gabriel Medina, Wiggolly Dantas e o reforço canarinho para esta competição, Jessé Mendes (líder do WQS). Medina e Dantas já disputaram o primeiro Round em Gold Coast.  A primeira chamada será às 20 horas desta terça-feira (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo no site da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês).

Antes da saída de Ítalo, que tirou a primeira nota 10 do ano entre os homens, o pernambucano Ian Gouveia estava escalado na primeira bateria. Com a desistência do potiguar, o estreante  foi transferido para a sétima, encabeçada pelo campeão de Gold Coast, Owen Wright, que vai competir com a lycra amarela. Agora, o primeiro brasileiro a encarar as ondas do oeste australiano será Miguel Pupo, na terceira bateria contra dois atletas da casa, o vice-líder do ranking, Matt Wilkinson, e Jack Freestone.

Depois, vem o confronto brasileiro entre Gabriel Medina, Wiggolly Dantas e Jessé Mendes, na quinta e, na sétima, Ian Gouveia contra Owen Wright e o também australiano Connor O´Leary. Na disputa seguinte, tem uma participação dupla do Brasil com o paulista Caio Ibelli e o potiguar Jadson André enfrentando outro australiano, Joel Parkinson. E na nona bateria, o campeão de Margaret  em 2015, Adriano de Souza, estreia ao lado  do australiano Adrian Buchan e do francês Jeremy Flores. Já Filipe Toledo fecha a primeira fase contra o atual campeão desta etapa, Sebastian Zietz, do Havaí, e o australiano Ethan Ewing.

O palco principal de Margaret River é Main Break, mas a competição também poderá acontecer em North Point ou nos temidos tubos de The Box. A primeira vez que uma etapa da World Surf League aconteceu em The Box foi em 2015, quando Adriano de Souza brilhou surfando tubos insanos no seu caminho até a conquista do título mundial daquele ano numa decisão brasileira com Gabriel Medina em Pipe Masters, Havaí. A bateria final em Margaret foi em Main Break e Mineirinho bateu o hoje campeão mundial John John Florence.

Entre as mulheres

Na categoria feminina, a australiana Laura Enever contundiu o joelho e teve que cancelar sua participação. Com isso, as baterias também foram refeitas. A brasileira Silvana Lima estava escalada na primeira com a francesa Johanne Defay e a havaiana Malia Manuel e agora vai disputar a última, contra a australiana Sally Fitzgibbons e outra havaiana, Tatiana Weston-Webb. A cearense não ganhou nenhuma bateria na Gold Coast e busca sua primeira vitória.

Segurança preocupa WSL


Com a previsão de altas ondas logo nos primeiros dias do campeonato, a organização da WSL montou um esquema de segurança especial para preservar os atletas na segunda etapa do Circuito Mundial.  Por ser uma região onde há tubarões, assim como em J-Bay (onde Mick Fanning foi atacado em 2015), terão cinco jet skis na água. Além de socorrer o surfista rapidamente, eles estarão equipados com sonares da linha "Shark Shiled" para interferirem nos sensores dos animais e formar uma barreira invisível.  Eles foram testados e obtiveram resultado positivo em 90% dos casos. Também serão usadas boias para detectar a presença de possíveis predadores.

- Teremos dois sistemas que vamos implementar para a segurança em relação aos tubarões. Um é para detectar os tubarões, com uma boia. Usamos em J-Bay no ano passado e usaremos pela primeira vez em Margaret River. É uma tecnologia que permite detectar a presença de tubarões através de um sonar. E haverá também o "Shark Shield" preso aos jet skis, teremos também essa tecnologia. Sabemos que não é algo 100% seguro, mas é uma tecnologia que sentimos que funciona. É importante ter um plano apropriado para Margaret - comentou Graham Stapelberg, diretor internacional de eventos da WSL.

O diretor também conta que cada surfista terá o seu jet ski já que a distância entra a arrebentação e o local onde as ondas são surfadas é muito grande. 

- Nós teremos jet skis dedicados a cada surfista. Os atletas podem pegar o jet ski na arrebentação e ir até o line-up. E se houver algum sinal de perigo, o jet ski irá imediatamente ao local para fazer o resgate. Teremos cinco jet skis na água, sendo três só para os surfistas e outros dois fazendo o monitoramento e patrulhamento da área - contou Graham Stapelberg.

Confira as baterias do primeiro Round:

Masculino

1: Kelly Slater (EUA), Mick Fanning (AUS), Leonardo Fioravanti (ITA)
2: Kolohe Andino (EUA), Stuart Kennedy (AUS), Ezekiel Lau (HAV)
3: Matt Wilkinson (AUS), Miguel Pupo (BRA), Jack Freestone (AUS)
4: Jordy Smith (AFR), Kanoa Igarashi (EUA), Nat Young (EUA)
5: Gabriel Medina (BRA), Wiggolly Dantas (BRA), Jessé Mendes (BRA)
6: John John Florence (HAV), Frederico Morais (PRT), wildcard
7: Owen Wright (AUS), Connor O´Leary (AUS), Ian Gouveia (BRA)
8: Joel Parkinson (AUS), Caio Ibelli (BRA), Jadson André (BRA)
9: Adriano de Souza (BRA), Adrian Buchan (AUS), Jeremy Flores (FRA)
10: Michel Bourez (TAH), Conner Coffin (EUA), Joan Duru (FRA)
11: Julian Wilson (AUS), Josh Kerr (AUS), Bede Durbidge (AUS)
12: Filipe Toledo (BRA), Sebastian Zietz (HAV), Ethan Ewing (AUS)

Feminino

1: Johanne Defay (FRA), Malia Manuel (HAV), Bronte Macaulay (AUS)
2: Courtney Conlogue (EUA), Sage Erickson (EUA), Coco Ho (HAV)
3: Tyler Wright (AUS), Keely Andrew (AUS), wildcard
4: Stephanie Gilmore (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Bianca Buitendag (AFR)
5: Carissa Moore (HAV), Lakey Peterson (EUA), Pauline Ado (FRA)
6: Sally Fitzgibbons (AUS), Tatiana Weston-Webb (HAV), Silvana Lima (BRA)