Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da comissão de atletas do levantamento de peso é suspenso por doping

Serafim Veli é um dos principais nomes do esportes no Brasil e disputou o Pan de Lima

Serafim Veli é um dos principais atletas da modalidade no Brasil (Washington Alves/CBLP)
Escrito por

Nesta semana, o levantamento de peso do Brasil sofreu um grande baque. Serafim Veli, um dos principais nomes da modalidade e presidente da comissão de atletas, foi suspenso provisoriamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Em divulgação rotineira da lista de suspensos, o nome de Serafim apareceu por conta de um teste realizado em junho. Na ocasião, o atleta testou positivo para um coquetel de esteroides anabolizantes, incluindo um derivado da testosterona. 

Curiosamente, ou não, o teste foi realizado em meio ao Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso. Serafim foi campeão duas vezes e levantou o maior peso nas categorias 150kg arranco e 190kg no arremesso. 

HISTÓRICO RECENTE DE SUSPENSÕES

Ao todo, o Brasil levou três atletas para o levantamento de peso nas Olimpíadas de Tóquio. Dois deles, Fernando Saraiva e Natasha Rosa, testaram positivo para substâncias proibidas. A esportista, no entanto, conseguiu a reversão na Corte Arbitral do Esporte (CAS) com o argumento de contaminação. 

O momento é complicado para o esporte no Brasil, embora os resultados venham sendo expressivos no Pan-Americano de Bogotá. Natasha Rosa, inclusive, faturou uma prata e dois bronzes na competição.